Reclamação
Carros abandonados geram insegurança no Jardim Novo Mundo
Em 2025, 346 veículos em estado de abandono já foram recolhidos das vias publicas de Sorocaba
Moradores da rua Frederico Harper, no jardim Novo Mundo, em Sorocaba, denunciam transtornos causados por carros abandonados ao longo da via. Veículos sem condições de uso permanecem estacionados por dias ou até meses, ocupando o espaço público e aumentando a sensação de insegurança no bairro.
Segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob), não há registro de denúncia formal específica sobre a rua Frederico Harper. Ainda assim, a pasta informa que uma equipe de fiscalização já realizou ação no local neste ano e que as operações serão intensificadas para coibir esse tipo de infração, com notificação dos proprietários e adoção dos procedimentos legais, que podem resultar na remoção dos veículos.
De acordo com a prefeitura, em 2024 foram recolhidos 491 veículos abandonados nas vias de Sorocaba. Já em 2025, até o momento, outros 346 automóveis foram removidos, totalizando 837 recolhimentos no período.
Morador da região há cerca de oito anos, Rafael Vaz afirma que a situação é recorrente. “Esses carros são de moradores de prédios próximos, que compram e largam na rua. Tem veículo que já virou sucata. A gente reclama, mas não resolve”, relata. Ele afirma ainda que o abandono contribui para a insegurança. “Passa muita gente por aqui. Já tive moto roubada. Dá uma sensação de abandono”, completa.
Outra moradora do bairro comenta que, além de ocupar vagas de estacionamento, os veículos também oferecem riscos à população. “Esses carros ficam aí, abertos, alguns só a carcaça. Além de ser feio, pessoas podem se esconder ali e machucar uma criança”, desabafa.
A Semob explica que o abandono de veículo é caracterizado quando o agente de trânsito constata, por exemplo, que o automóvel permanece em evidente estado de abandono por mais de cinco dias, não possui identificação ou apresenta sinais de decomposição, colisão, vandalismo ou mau estado de conservação, mesmo que esteja coberto.
Após a constatação, um adesivo informativo é afixado no para-brisa, conforme a Lei nº 10.731/2014. Caso o proprietário não regularize a situação em até cinco dias, o veículo pode ser recolhido por representar risco de acidentes ou outras irregularidades. Se, após 90 dias no pátio, não houver retirada mediante pagamento das taxas e regularização, o automóvel pode ser destinado a leilão público.
Em casos emergenciais, como veículos muito deteriorados e sem condições de rodar, a prefeitura informa que, se o proprietário for localizado, ele é orientado a remover o veículo imediatamente. Caso contrário, o guinchamento pode ocorrer em até cinco dias.
A administração municipal orienta que qualquer cidadão que identifique veículos abandonados em vias públicas faça a denúncia à Urbes - Trânsito e Transportes, pelo telefone 118, pelo WhatsApp da Ouvidoria, no número (11) 99183-0037, ou pelo site www.urbes.com.br. Segundo o órgão, todas as denúncias são apuradas. (Caroline Mendes)