Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jd Novo Mundo

Sede da AABB em Sorocaba segue abandonada desde 2022

15 de Dezembro de 2025 às 22:02
Cruzeiro do Sul [email protected]
Imóvel no Jardim Novo Mundo está fechado há três anos, foi depredado e alvo de furtos
Imóvel no Jardim Novo Mundo está fechado há três anos, foi depredado e alvo de furtos (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

Fechada há mais de três anos, a antiga sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) em Sorocaba, localizada na rua Laura Maiello Kook, no Jardim Novo Mundo, zona oeste da cidade, segue em situação de abandono e deterioração. O imóvel, pertencente à Federação Nacional das Associações Atléticas do Banco do Brasil (Fenabb), foi alvo de furtos e vandalismo, tem áreas completamente depredadas e, segundo relatos de moradores, passou a ser ocupado por usuários de drogas, o que tem causado insegurança e transtornos à vizinhança.

Piscinas, quiosques, academia, lanchonete, salão de jogos e salão de festas estão destruídos, além de portões e janelas danificados, facilitando invasões frequentes. O cenário contrasta com o passado do espaço, que por décadas foi ponto de lazer e convivência para associados. Moradores afirmam que o problema se intensificou com o passar do tempo. “O clube está fechado há mais de dois anos e, desde então, a situação só piorou. À noite, a gente vê pessoas entrando para usar drogas, fazer bagunça, e isso dá muito medo”, relata uma moradora do bairro há mais de 20 anos, que preferiu não se identificar.

Um comerciante que trabalha nas proximidades também demonstra preocupação. “Além da insegurança, tem a questão da saúde pública. Um lugar grande assim, abandonado, pode virar foco de dengue e outras doenças. A gente se sente esquecido”, afirma.

A Fenabb informou em manifestação anterior que estaria providenciando a venda do imóvel e que pretende adotar medidas para preservar o local e inibir novos atos de vandalismo. No entanto, a entidade não respondeu aos questionamentos enviados pela reportagem sobre a situação atual do prédio, existência de projeto de venda, reforma ou reaproveitamento da área, conhecimento das invasões e depredações, realização de manutenções periódicas e os motivos para o fechamento do imóvel por período superior a três anos.

Em nota, a Prefeitura de Sorocaba informou que todas as solicitações recebidas pelo setor de Zoonoses são apuradas e, quando constatada a existência de criadouros do mosquito transmissor de arboviroses, são adotadas as medidas cabíveis, que podem incluir orientação, notificação, intimação ou autuação. Em imóveis desocupados, o contato é feito com o proprietário.

Segundo a Zoonoses, uma vistoria realizada em junho deste ano constatou que o mato estava podado, a piscina limpa e havia aceiro com aproximadamente três metros de largura em toda a extensão do muro. O órgão afirma que segue acompanhando a manutenção do local.

Já a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (Seplan) informou que equipes de Fiscalização de Obras estiveram no imóvel da antiga AABB, e o proprietário foi intimado e multado conforme a Lei nº 7.744/06, que trata de imóveis abandonados, e uma ação de obrigação de fazer já foi ajuizada.

A legislação prevê multa de R$ 7.476,26 para proprietários que não vedarem portas e janelas de imóveis comprovadamente abandonados, valor que pode chegar a R$ 14.952,54 em caso de reincidência. Persistindo a irregularidade, a Secretaria Jurídica pode adotar outras medidas judiciais. Denúncias sobre imóveis abandonados ou terrenos em situação irregular podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo WhatsApp (15) 99129-2426, com envio de fotos ou vídeos.

(Caroline Mendes)