Buscar no Cruzeiro

Buscar

Operação Pelo Fiel

Ação policial resgata 14 cães vítimas de maus-tratos e prende tutor em Sorocaba

Ação do Setor de Proteção Animal ocorreu no Dia Internacional dos Direitos dos Animais

11 de Dezembro de 2025 às 15:25
Da Redação [email protected]
Os animais eram mantidos em um imóvel em condições deploráveis
Os animais eram mantidos em um imóvel em condições deploráveis (Crédito: Divulgação/Polícia Civil)

No Dia Internacional dos Direitos dos Animais, a Polícia Civil de Sorocaba, por meio do Setor de Proteção Animal (SEPA), prendeu um homem em flagrante por maus-tratos e resgatou 14 cães durante a “Operação Pelo Fiel”, deflagrada nesta quarta-feira (10) no Parque das Laranjeiras, zona norte da cidade.

A ação teve início após denúncias recebidas pela Delegacia Eletrônica de Proteção Animal. Os animais eram mantidos em um imóvel em condições deploráveis, que também funcionava como escola de banho e tosa. No local, os agentes, acompanhados de médicos-veterinários, encontraram os cães vivendo em ambiente totalmente insalubre, com acúmulo de fezes, ausência de ração, água suja e infestação de carrapatos.

Ao todo, 14 cães foram resgatados com o apoio da Seção de Bem-Estar Animal de Sorocaba. Todos apresentavam sinais de falta de higiene, carência de cuidados básicos de saúde e alimentação inadequada. Com base no relatório veterinário que confirmou os maus-tratos, a autoridade policial representou pela perda definitiva da guarda dos animais e pela proibição de os indiciados possuírem, manterem ou guardarem quaisquer outros animais, a fim de prevenir reincidência.

Dez dos cães foram apreendidos e encaminhados para cuidados especiais. Os outros quatro, devido à falta de vagas imediatas no canil municipal, permanecerão em depósito temporário no local, sob monitoramento, até que um lar adequado esteja disponível.

A delegada Júlia Nunes, responsável pela operação, reforçou a importância das denúncias: “A colaboração da população é fundamental para identificarmos e combatermos casos tão cruéis como este. Os animais resgatados hoje terão a chance de uma vida digna, e os responsáveis responderão por seus atos.”

O homem foi preso e permanece à disposição da Justiça.

Galeria

Confira a galeria de fotos