Buscar no Cruzeiro

Buscar

Temporal

Chuvas intensas alagam vias, derrubam árvores e elevam nível do rio Sorocaba

10 de Dezembro de 2025 às 22:05
Cruzeiro do Sul [email protected]
Cidade registrou 98 mm em 24 horas e quase atingiu o acumulado previsto para todo o mês; rio subiu 1,5 metro acima do nível normal
Cidade registrou 98 mm em 24 horas e quase atingiu o acumulado previsto para todo o mês; rio subiu 1,5 metro acima do nível normal (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

A Defesa Civil municipal informou que choveu 98 milímetros em 24 horas, e 114 mm nos últimos três dias em Sorocaba — volume que corresponde a quase todo o acumulado previsto para dezembro, de 143 mm. O rio Sorocaba chegou a subir 1,5 metro acima do nível normal, mas já apresentou queda ao longo do dia.

As chuvas provocaram transtornos em vários pontos da cidade. Desde as primeiras horas de ontem (10), equipes da Prefeitura atuaram na recuperação das áreas afetadas, realizando limpeza de vias, retirada de árvores caídas, desobstrução de drenagem e apoio a moradores atingidos.

Vias interditadas e desvios

Diversas ruas e avenidas ficaram interditadas devido a alagamentos, segundo a Secretaria de Mobilidade (Semob). Entre elas estiveram trechos das avenidas Dom Aguirre e 15 de Agosto, na região do Parque das Águas; além de pontos na rua Padre Madureira, rua Antônio Furtado Lopes (Mineirão), rua Saliba Mota / Prof. Luiz Amaral Wagner / Gustavo Monteiro Filho (Jardim Pelegrino) e rua João Doreto (Parque Esmeralda).

Na região central, um caminhão quebrou próximo à ponte Francisco Delosso, obrigando motoristas a desviar pela praça Lions.

Um trecho da avenida Barão de Tatuí permaneceu interditado no sentido bairro - centro durante toda a manhã e a tarde de ontem (10), por causa da queda de uma árvore, e só foi liberado no final da tarde, por volta das 17h, após a retirada do tronco e a limpeza da via.

Quedas de árvores, muros e postes

Houve registros de queda de árvores em diversos bairros, como: rua Nicolau Archila Rodrigues (Jardim São Paulo), rua Belmira Loureiro de Almeida (Jardim Piratininga), avenida General Carneiro (Cerrado), rua Letônia (Jardim Europa), rua Caetano Ferraz Martins (Vila São Caetano) e rua Oswaldo Cruz (Vila Progresso).

Na rua Oswaldo Cruz, além da árvore, um poste caiu e a via ficou totalmente interditada. Técnicos da CPFL Piratininga trabalharam durante a manhã de ontem para restabelecer o fornecimento e liberar o tráfego.

Equipes também registraram queda de muros nas ruas Oswaldo Azevedo Sampaio (Vila São João), Henrique Carrara Amaral Rogick (jardim Rodrigo) e Cuba (Barcelona).

Veículos danificados

No Parque Vitória Régia, um carro caiu em um buraco de uma obra de água e esgoto, na rua Sandro Antônio Mendes, e ficou parcialmente destruído. Segundo moradores, o motorista não notou a sinalização no local.

Na rua 15 de Agosto, um carro e um caminhão ficaram ilhados devido ao acúmulo de água. Na rua Visconde de Cairú, na Vila Independência, a enxurrada chegou a arrastar contêineres.

Semáforos e serviços emergenciais

Semáforos ficaram inoperantes ou em amarelo piscante em cruzamentos como: avenida Washington Luiz x rua Caracas, avenida Itavuvu x Maria Lopes de M. Braga, avenida Armando Pannunzio x Alameda Itália e avenida São Paulo x rua Martins de Oliveira.

Equipes da Semob trabalharam no reestabelecimento dos sistemas, enquanto agentes de trânsito organizaram o fluxo de veículos nos principais corredores.

Já a Secretaria de Serviços Públicos (Serpo) e o Saae/Sorocaba atuaram na limpeza das vias e das redes de drenagem. A Defesa Civil informou que permanece de prontidão.

Apesar dos danos, não houve registro de desabrigados ou chamados de grandes inundações, apenas casos pontuais de entrada de água por enxurrada, infiltração ou retorno de esgoto em bairros como Vivendas do Lago, Jardim Humberto de Campos, Jardim Luciana Maria, Parque Esmeralda e Jardim Nova Esperança. (Da Redação)