Buscar no Cruzeiro

Buscar

Jardim Capitão

Incêndio atinge galpão e causa colapso parcial da estrutura

Até o momento, não se sabe a causa das chamas

10 de Dezembro de 2025 às 11:56
Da Redação [email protected]
Incêndio atinge galpão no Jardim Capitão
Incêndio atinge galpão no Jardim Capitão (Crédito: Fábio Rogério)

Um incêndio de grandes proporções atingiu um galpão na manhã desta quarta-feira (10), na rua Professor Arquimínio Marques da Silva, no bairro Jardim Capitão, em Sorocaba. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar foram acionadas após moradores perceberem uma nuvem de fumaça escura que se espalhava rapidamente pela região. As chamas eram visíveis de vários pontos da cidade, mas não houve feridos. A causa do incêndio ainda é desconhecida.

Segundo o tenente Leonardo dos Santos, do 15º Grupamento de Bombeiros, o galpão pertence a uma empresa do setor de distribuição de materiais e funciona como depósito de entregas. O proprietário do imóvel foi localizado e informado sobre a ocorrência.

O Corpo de Bombeiros informou que cerca de dez viaturas e 25 profissionais atuam no atendimento, divididos em duas frentes de combate ao fogo. Técnicas de grande vazão de água estão sendo empregadas para reduzir a temperatura, resfriar a estrutura e conter as chamas. “Nossa equipe atua em duas frentes: uma viatura aérea realiza o combate por cima, enquanto outra utiliza um canhão monitor, capaz de lançar um grande volume de água para o resfriamento e abafamento”, explica o tenente.

O trabalho foi dificultado pelo acesso restrito ao galpão, já que o portão estava fechado, e pelo risco estrutural, pois parte do telhado cedeu. Diante disso, as equipes adotaram medidas de segurança reforçadas para evitar novos desabamentos. “Incêndios dessa proporção e com alta carga térmica costumam comprometer a estrutura. Já houve o colapso do telhado e ainda há preocupação com as paredes. Por esse motivo, estamos evitando a entrada no local até que haja condições seguras para atuação”, afirma Santos.

Moradores próximos acompanharam a situação com apreensão. A auxiliar administrativa Rebeca Máximo Soares relatou que estava trabalhando quando recebeu uma ligação do marido, por volta das 8h, alertando sobre o incêndio. Segundo ela, a fumaça começou a invadir a residência, e a mãe, que mora ao lado do galpão, percebeu a propagação do fogo e entrou em desespero.

“No momento, meu marido saiu correndo com meus sete gatos e pediu ajuda para conseguir retirá-los de dentro de casa. Foram os cinco minutos mais longos da minha vida”, contou. Apesar do susto, ninguém se feriu. “Graças a Deus, meu marido e meus gatinhos estão bem. Agora aguardamos a liberação dos bombeiros para fazer uma vistoria e verificar se há segurança para retornar ao imóvel”.

Ela afirma que, apesar da preocupação com possíveis prejuízos materiais, o principal sentimento foi de alívio por ver a família em segurança. “Na hora a gente fica sem chão, sem saber o que esperar. Mas os bens materiais são o que menos importam; o mais importante é que quem a gente ama está bem”, concluiu.

As equipes permanecem no local para o controle total do incêndio e a avaliação da área afetada. O caso será investigado para apurar as causas do ocorrido.

Galeria

Confira a galeria de fotos