Alto da Boa Vista
Natal Iluminado acende o Paço Municipal
Sorocabanos valorizam data, reforçam laços familiares e dão continuidade às tradições natalinas
Ainda com a luz do dia, a estrutura e os caminhões da Caravana Coca-Cola chamavam a atenção do público. Com o Circo Stankowich ao fundo, o Sol foi se pondo, e após a apresentação do Globo da Morte, em contagem regressiva, todo o Paço Municipal foi iluminado, com uma árvore de Natal no lago e todas as árvores formando um belo corredor de luz. O evento aconteceu na quinta-feira (4), a partir das 18h30.
Muitas famílias esperavam ansiosas junto com suas crianças o início do evento. “Eu gosto bastante, sempre gostei. Na verdade, nossa criação foi assim sobre o Natal, mas eu trago por elas [filhas] também”, explica a done de casa Pâmella Vieira, de 35 anos, do lar. Ao lado das filhas Rebeca e Yasmin Vieira, de 5 e 16 anos, ela reforça o significado do Natal para a família. “Primeiro, o nascimento de Jesus, que é muita alegria. Parece que dezembro já se torna um mês diferente”, afirma.
A filha Yasmin já guarda memórias. “Natal é se reunir em família, todo mundo junto, o nascimento de Jesus, é muito bom”, conta. A pequena Rebeca se diverte com a festa toda, e ao ser questionada sobre o que mais gosta, rapidamente responde: “tudo!”.
A servidora pública Juliana Alves, de 37 anos, aproveitou para apresentar ao filho, o pequeno Francisco, de 2 anos, as belezas do Natal pela primeira vez. “Eu trouxe ele para mostrar a magia do Natal, para ele ir aprendendo também o significado, ver as coisas, mas a gente também vai ensinando o que tem por trás. É divertido para ele conhecer, nunca viu, está descobrindo o mundo”, compartilha.
A vendedora Cristiane Teodoro, de 43 anos, faz questão de proporcionar aos filhos a alegria do Natal. “Eu acho gostoso e bom que a gente passa de geração em geração. Tem tanta coisa acontecendo de ruim hoje no mundo, que perde um pouco a graça para nós adultos, então é bom trazer para eles verem o espírito de Natal, que é gostoso”, conta.
Colocando em prática, para a família de Cristiane, que é composta por pessoas de religiões distintas, a união prevalece. “Na minha família, como a gente tem diversas religiões, alguns não acreditam no Natal. Nós comemoramos a festividade, a árvore de Natal e o Papai Noel”, explica.
Após o início do “Natal Iluminado”, as pessoas passeavam encantadas pelo Paço. A dona de casa Francine Araújo Soares, de 40 anos, veio com a família. “Nós trazemos as crianças para criar memórias”, compartilha. O marido, José Carlos Soares, de 45 anos, gerente de manutenção, já está preparando os filhos para a festa. “Nós trazemos as crianças para entrar no espírito do Natal”, conta. Alice e Lucas Araújo Soares, de 3 e 12 anos, amaram o evento. “Foi muito legal, a iluminação está muito bonita”, conta Lucas.
O evento no Paço Municipal deu início em todas as programações de Natal pela cidade. Ontem (5), na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, teve apresentação do “Mundo Caramelo”, robôs de led, casa do Papai Noel, árvore de Natal, presépio, dois carrosséis, trenzinho da alegria da Associação Comercial de Sorocaba (Acso) e show da Teresa Baddini.