Compras
Comércio estende horário e já sente início do movimento de Natal
Lojas do Centro funcionam até as 22h e esperam aumento nas vendas na semana do décimo terceiro
Luzes coloridas se espalham pelas ruas, vitrines ganham tons de vermelho e branco e consumidores circulam com sacolas nas mãos, atentos aos preços. Desde 1º de dezembro, o comércio do Centro de Sorocaba passou a operar em horário estendido. Até quarta-feira (3), as lojas funcionaram até as 20h.
A partir de ontem (4) e até 23 de dezembro, o atendimento será das 9h às 22h. Aos sábados, as lojas abrem das 9h às 18h. Já na véspera do Natal, dia 24, quem deixar compras para a última hora ainda encontrará estabelecimentos abertos das 9h às 16h.
Segundo comerciantes, o movimento costuma aumentar apenas na proximidade do feriado. “Está fraco ainda. A expectativa é que as vendas sejam como as do ano passado, no mínimo. Não espero que seja melhor. Mas, normalmente, na última semana melhora, quando o pessoal recebe o décimo terceiro”, afirma José Oliveira, comerciante há 30 anos na rua Barão do Rio Branco.
Na bulevar Braguinha, o cenário é parecido. Em uma loja de calçados, um funcionário que preferiu não se identificar confirma o ritmo lento. “O movimento ainda está bem tranquilo, não começou aquele fluxo que estamos acostumados nesta época. Os primeiros dias são fracos mesmo, mas este ano está mais ainda, comparado a outros anos.”
Apesar disso, ele mantém o otimismo. “A expectativa para dezembro é sempre grande — é o melhor mês do ano. Estamos confiantes, até porque os dois primeiros meses do último trimestre não foram tão bons quanto o esperado. Então acreditamos que há uma venda represada.”
Entre os consumidores, a movimentação também já começou. A empresária Elisangela Rodrigues, aproveita para adiantar as compras de fim de ano. “Estou buscando as coisas da formatura da minha filha e algumas lembrancinhas, para não precisar vir ao centro na semana do Natal”, conta. Ela admite que também se adianta por segurança: “Tenho medo de assalto”.
Já a auxiliar de limpeza Kelly de Oliveira Cavalcante prefere iniciar as compras quando o movimento ganha força e o clima de Natal se intensifica. Acompanhada da filha Emília, ela aproveita para escolher com calma. “Gosto de procurar roupas, calçados e presentes para a família. Adoro essa época do ano e as lojas abertas até mais tarde — quem trabalha consegue vir direto do serviço, sem correria”, diz.
O horário estendido também marca o início da programação de Natal na cidade, que começa hoje (5) e deve movimentar ainda mais as ruas. (Thaís Verderamis)
Galeria
Confira a galeria de fotos