Buscar no Cruzeiro

Buscar

Saúde

Região intensifica o Dezembro Vermelho com ações de prevenção nas unidades de saúde

Sorocaba, Votorantim e Iperó promovem atividades ao longo do mês para ampliar o diagnóstico precoce, orientar a população e reforçar a conscientização sobre HIV e outras ISTs

03 de Dezembro de 2025 às 21:36
Cruzeiro do Sul [email protected]
A testagem rápida é gratuita; o resultado é liberado em cerca de 30 minutos
A testagem rápida é gratuita; o resultado é liberado em cerca de 30 minutos (Crédito: DIVULGAÇÃO / PREFEITURA DE SOROCABA)

Municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS), como Sorocaba, Votorantim e Iperó, promovem, ao longo de todo este mês, atividades da campanha Dezembro Vermelho. O objetivo é intensificar ações de prevenção, ampliar o acesso à testagem e reforçar a conscientização sobre o vírus da imunodeficiência humana (HIV) e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), As iniciativas envolvem testagem rápida, distribuição de materiais informativos, orientação à população e ações externas voltadas à saúde sexual.

Intensificação de atividades

Em Sorocaba, a mobilização começou com a campanha Fique Sabendo, realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, e agora segue com uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). As ações incluem testes rápidos, orientações, palestras, exposições educativas e distribuição de preservativos ao longo de todo o mês.

Entre as unidades com programação específica estão: UBS Carandá, que tem a oferta de testagem rápida durante todo o mês, das 7h às 19h; e a UBS Cajuru, que promove palestra e distribuição de informativos no dia 6, às 10h. A UBS Hortência realiza testagens nos dias 16, 20 e 23, em horários variados. Já a UBS Simus promove orientações e distribuição de preservativos até amanhã (5), nos períodos da manhã e da tarde, enquanto a UBS Vitória Régia disponibiliza informativos. Outras unidades do município também terão ações pontuais ao longo de dezembro.

Ações externas

Em Votorantim, a Secretaria de Saúde intensifica as ações de combate ao HIV e às ISTs com testagens disponíveis em todas as UBSs, nas Unidades Estratégia Saúde da Família e no Serviço de Atendimento Especializado. Os testes são gratuitos e têm resultado liberado em cerca de 30 minutos.

A programação começou com a Campanha Fique Sabendo, realizada em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, ampliando a oferta de testes rápidos de HIV e sífilis. Além da ampliação da testagem nas unidades de saúde, equipes municipais realizaram ações externas em feiras livres, em um condomínio empresarial e em diferentes pontos da cidade, levando orientações e diagnóstico precoce diretamente à população.

A iniciativa segue ao longo de todo o mês, com foco na prevenção, no fortalecimento do cuidado integral e na redução do estigma envolvendo pessoas vivendo com HIV/Aids.

Ampliação de atendimento

A Prefeitura de Iperó, por meio da Vigilância Epidemiológica, realiza ações da campanha diariamente, das 14h30 às 18h30, em todas as Unidades Básicas de Saúde do município. As atividades incluem testagem rápida de HIV e sífilis, disponível sem limite diário de atendimento, além da distribuição de preservativos e materiais informativos.

O cronograma prevê atendimentos às sextas-feiras na UBS Cacilda

Fogaça de Almeida; dias 8 e 15, às segundas-feiras, na UBS Orlando Ferreira; dias 9 e 16, às terças-feiras na UBS Jean Carlos Domingues dos Santos; dias 10 e 17, às quartas-feiras, na UBS Marinheiro Marcílio Dias; e dias 11 e 18, na UBS Elois Alves Correia. Segundo a administração municipal, a dinâmica segue o mesmo formato adotado no ano anterior, sem alterações.

João Frizo - programa de estágio