Buscar no Cruzeiro

Buscar

Olimpíada

OSA 2025 reúne mais de quatro mil estudantes e reforça cultura científica

02 de Dezembro de 2025 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Prova avalia conhecimentos de astronomia, ciências e matemática
Prova avalia conhecimentos de astronomia, ciências e matemática (Crédito: DIVULGAÇÃO)

 

A edição 2025 da Olimpíada Sorocabana de Astronomia e Astronáutica (OSA) se consolidou como uma das principais iniciativas regionais dedicadas à promoção da educação científica. Criada pelo Observatório Astronômico Educativo do campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em parceria com o Centro Universitário Facens, a competição tem como objetivo despertar o interesse dos estudantes por astronomia, astronáutica e ciências da natureza por meio de uma disputa formativa e acessível.

Inspirada na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a OSA utiliza conteúdos científicos de maneira integrada, incentivando habilidades como raciocínio lógico, leitura crítica, resolução de problemas e interpretação de fenômenos naturais. Além do caráter pedagógico, a iniciativa se destaca por aproximar escolas, universidades e centros de divulgação científica da região, fortalecendo a formação de alunos e professores.

De acordo com a organização, 4.371 estudantes participaram da primeira fase da OSA 2025, aplicada diretamente nas escolas da Região Metropolitana de Sorocaba. A prova, composta por questões objetivas que avaliam conhecimentos de astronomia, ciências e matemática, envolveu instituições públicas e privadas.

Os 594 melhores classificados avançaram para a segunda fase, realizada em 8 de novembro no campus Sorocaba da UFSCar e na Facens. A classificação final é baseada exclusivamente no desempenho dessa etapa. Os participantes podem receber medalhas de ouro, prata e bronze, além de menções honrosas para aqueles que acertarem ao menos 50% da prova. Todos — estudantes, professores e escolas — recebem certificados. A edição deste ano também oferece prêmios em dinheiro e bolsas de estudo. A cerimônia de encerramento e a entrega das medalhas e premiações estão marcadas para o dia 13, na Facens. (Da Redação)