Nova Esperança
Pais denunciam problemas estruturais no CEI 33
Denúncias feitas por pais de alunos apontam problemas estruturais no Centro de Educação Infantil (CEI) 33, no Jardim Nova Esperança, zona oeste de Sorocaba. Os relatos citam principalmente a cozinha. Vídeos registram a pia entupida e piso solto. A área externa da creche também apresentava acúmulo de entulho.
Um dos pais, que pediu para não ser identificado, disse que a cozinha funciona nessas condições há pelo menos um mês, além de ter um cheiro forte. Segundo ele, além da pia entupida e do cheiro, a cozinha teria equipamentos danificados e uma segunda pia retirada, deixando o encanamento exposto — sendo fechado, de forma improvisada, com uma sacola plástica.
Um dos vídeos enviados ao Cruzeiro do Sul mostra uma funcionária dando comida às crianças dentro do CEI. Segundo o pai de um dos alunos, as imagens ilustram a rotina na cozinha e ajudam a revelar a situação do espaço, já marcada por pia entupida, mau cheiro e problemas estruturais.
Em outro vídeo há registro de entulho acumulado na área externa da creche. O pai disse que o material permaneceu no local por semanas e que só foi retirado recentemente, depois que pais começaram a compartilhar as imagens em redes sociais.
Solução parcial
Os problemas do entulho e do esgoto teriam sido resolvidos nesta semana, após ida de equipes da prefeitura ao CEI.
Ainda de acordo com os relatos, os funcionários teriam dito que a situação da cozinha deve ser resolvida após agendamento, mas ainda sem data definida. “Não sei quando será, se na próxima semana ou no próximo mês. Apenas disseram que vão agendar um dia para o serviço”, relatou o pai.
Prefeitura
Questionada, a administração municipal respondeu que tem conhecimento das problemas. Segundo a prefeitura, foram registrados dois casos de vazamento na unidade, um em fevereiro e outro em agosto de 2025, ambos resolvidos por empresa contratada para manutenção predial. A prefeitura afirma que, em vistoria recente, não foram constatados novos problemas estruturais.
A administração municipal informou ainda que o serviço de roçagem do mato já está programado pela Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e que a equipe gestora da escola está providenciando documentação para descarte dos objetos danificados. Sobre a cozinha, o Executivo afirma que as demandas estão sendo acompanhadas, mas não informou prazo para conclusão dos reparos.
A Secretaria da Educação ressaltou que as manutenções nas unidades municipais acontecem ao longo de todo o ano, conforme apontamento das direções escolares, e que intervenções maiores são realizadas por ordem de urgência. Há contrato vigente para manutenção predial no município, segundo a nota enviada.
Prédio desativado
A Prefeitura de Sorocaba também foi questionada sobre o prédio da antiga creche da rua Josephina Bilini, no Jardim Novo Mundo. O município informou que o prédio está desativado e possui processo administrativo em andamento para definição de novo uso e para determinação das medidas de segurança necessárias. (Da Redação)