Tecnologia
Feira de Segurança e Soluções Industriais apresenta prévia da edição 2025 em Sorocaba
Evento ocorre em um momento que exige mais atenção com o tema; dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam alta de 11,5% de acidentes de trabalho no primeiro semestre deste ano em relação ao ano passado
A organização da Feira de Segurança e Soluções Industriais de São Paulo (Fessp) adiantou como será a edição deste ano em Sorocaba. Além de apresentar orientações sobre a estrutura da feira, o encontro, que ocorreu na terça-feira (25), antecipou a ampliação de segmentos representados e a inclusão de empresas voltadas à tecnologia industrial, automação e integração entre áreas operacionais.
O evento foi criado em 2018 e reúne empresas, que apresentam demonstrações práticas, treinamentos e debates sobre normas regulamentadoras e tecnologias aplicadas ao ambiente industrial. A feira tem apoio do Senai, Sinduscon, Seconci e Ciesp e volta a ser realizada nos dias 2 e 3 de dezembro de 2025, no Espaço Monteiro Lobato.
A organização destacou que a realização da feira na cidade atende uma demanda regional por acesso a soluções industriais sem a necessidade de deslocamento para eventos da capital. “Muita gente não consegue ir para São Paulo. Então, a gente traz um pouco do que está fora para Sorocaba e fortalece os expositores daqui”, afirmou Aline Toral. Para ela, o crescimento do evento está ligado ao vínculo mantido pelos expositores desde as primeiras edições. “Quando o expositor entra e se identifica com o que estamos apresentando para o mercado, ele fica. Tenho expositores que estão comigo desde a primeira edição e renovam automaticamente porque acreditam no evento.”
A realização da Fessp ocorre em um cenário de atenção aos indicadores regionais de segurança. Dados do Ministério do Trabalho e Emprego apontam 6.037 acidentes de trabalho no primeiro semestre de 2025 na região de Sorocaba, alta de 11,5% em relação ao ano anterior. Para os organizadores, a feira contribui para ampliar o acesso a soluções de prevenção e para aproximar profissionais de diferentes frentes da indústria.
Mais espaço
Para 2025, a feira ampliará o espaço dedicado à automação e à integração entre tecnologia da informação (TI) e tecnologia operacional (OT). Aline afirma que esse direcionamento atende mudanças no perfil da indústria. “Estamos abrindo esse novo leque. Esse profissional precisa visitar e conhecer, para que possamos entender as necessidades da área e trazer mais novidades nos próximos anos.”
A programação da feira contará com palestras e atividades setoriais voltadas a diferentes áreas profissionais. Serão mais de 40 expositores. “Teremos um momento de confraternização para os profissionais de segurança do trabalho, de TI, de OT, de RH, compras, engenharia, manutenção e facilities.”, explicou Aline. A abertura oficial será no dia 2 de dezembro, às 16h, seguida de um encontro destinado a trabalhadores da indústria e representantes de empresas.
Entre os expositores presentes no pré-lançamento estiveram Sonia Schitini e Magno Schitini, gestores do Mega Polo UniFatecie, que participam pelo segundo ano consecutivo. Sonia destacou que a presença da instituição busca apresentar alternativas de formação que dialoguem com o setor industrial. “Em 2024 foi um sucesso para nós. Às vezes a pessoa vai à feira procurar EPIs, mas a gente vai para a qualificação profissional”, afirmou. Ela destacou que a instituição oferece cursos que atendem desde quem está saindo do ensino técnico até quem busca formação tecnológica e pós-graduação. (Murilo Aguiar - programa de estágio)
Galeria
Confira a galeria de fotos