Itens frescos
Qualidade atrai consumidores ao varejão da Ceagesp
Safra influencia valores e produtores apontam mudança no comportamento do público, que busca itens frescos, práticos e de maior durabilidade
Legumes, frutas e verduras frescas — algumas lavadas e embaladas — chamam a atenção pela variedade e pelo tamanho, geralmente maior que o encontrado em outros pontos de venda. O preço, segundo consumidores, não é dos mais baixos, mas a qualidade dos produtos faz com que valha a pena a visita ao varejão da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) de Sorocaba.
Com um carrinho de feira para facilitar o transporte das compras, a empresária Vivian Vasconcelos, 44 anos, circulava pelas barracas. “Está caro, mas frutas de época estão ficando um pouco mais em conta, como a cereja, que baixou bastante o preço. Independentemente do valor, eu compro as frutas de que gosto”, comenta.
A aposentada Sandra Frazarini, 61, também percebe a alta nos preços, mas considera que a Ceagesp se destaca. “Não só a Ceagesp, porque a feira que eu costumo ir também está cara. As frutas estão mais caras: são três peras por R$ 12, nada menos que R$ 10. Mas, assim, não tem comparação com a qualidade. A gente vem aqui e paga mais caro por isso”, diz.
O motoboy Clerison Modanhese, 50, concorda. “Está tudo caro; nos outros lugares também não está barato. Mas as coisas aqui [se referindo à Ceagesp] são um pouco mais em conta e a qualidade é muito boa”, comenta.
Além da procura por itens de hortifrútis, muitas pessoas aproveitam para passear pelo espaço, que também funciona como opção de lazer. “A gente compra mais pastel e caldo de cana”, conta o autônomo Gabriel Ribeiro, 32 anos.
Produtores rurais e comerciantes
Produtores rurais e comerciantes explicam que frutas, legumes e verduras têm preços menores no período de safra, enquanto, fora de época, os valores aumentam. Por isso, frutas como pêssego, cereja e ameixa são mais procuradas no fim do ano e durante as festas.
O feirante Jackson Batista, 34 anos, da Barraca do Baby, destaca quais são as frutas de novembro. “Pêssego, ameixa, nectarina, laranja e melancia saem muito. São frutas da época. Morango também. São as mais acessíveis agora”, explica. Ainda segundo ele, os preços devem permanecer estáveis nas próximas semanas.
Na banca Oliveira Kataoka, o agricultor Wagner Cardoso, 43, observa mudança no comportamento dos consumidores. “O que mais vendo agora são as bandejinhas, as verduras lavadas. São as mais procuradas, porque hoje em dia ninguém quer lavar mais”, afirma. Ele diz ainda que, neste mês, houve queda geral nos preços. “Todos os itens baixaram um pouco. A partir do mês que vem começa a subir de novo.” Wagner lembra que, em dezembro, o salsão costuma ser o item mais procurado para receitas natalinas.
O clima também influencia as escolhas dos clientes, segundo a feirante Andressa Cristina Paduin, 25, da Verduras Paduin. “Está muito quente; o que mais sai agora é alface e tomate. Ficam bonitos nesta época e o pessoal quer uma salada no fim do ano. Coisas para fazer sopa o pessoal não quer mais”, explica.
ENDEREÇO E HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
Localizado na rua Terêncio Costa Dias, 300, Parque Santa Isabel, o varejão da Ceagesp Sorocaba funciona às quartas-feiras, das 17h às 22h, e aos sábados, das 7h às 13h.
Galeria
Confira a galeria de fotos