Legislativo
Proposta aprovada na Câmara incentiva doação de sangue
A sessão na Câmara de Sorocaba de terça-feira (18) foi marcada pela aprovação de projetos voltados à saúde mental e inovação urbana. Também avançou a proposta que incentiva a doação de sangue, após os vereadores derrubarem o parecer contrário da Comissão de Justiça.
Entre os destaques está o avanço do substitutivo do projeto de lei nº 212/2022, de Fábio Simoa (Republicanos), que amplia o direito dos servidores municipais ao considerar como dia de efetivo exercício a doação de sangue, no limite de um dia a cada seis meses. Atualmente, a legislação prevê apenas um dia por ano. O vereador defendeu que a medida é um incentivo necessário diante dos estoques críticos dos hemonúcleos.
Outro projeto aprovado em primeira discussão foi o que institui a “Semana Hackathon - Laboratórios de Soluções Urbanas”, de autoria do vereador Roberto Freitas (PL). A iniciativa prevê uma semana anual dedicada à inovação, integração entre universidades e startups, e desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas a serviços públicos.
A saúde mental também ganhou espaço na sessão, com a aprovação do projeto de lei nº 631/2025, de Cícero João (Agir), que cria a Semana Municipal “Não Te Julgo, Te Ajudo”, na segunda semana de setembro. A campanha busca conscientizar a população sobre transtornos como depressão, ansiedade e síndrome do pânico
Votorantim
A Câmara de Votorantim realiza na próxima segunda-feira (24), duas audiências públicas sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. Os encontros ocorrerão às 10h e 19h. O projeto prevê mudanças em bairros e vias importantes. Entre as propostas estão a melhoria do acesso à cidade pela rodovia SP-79, a criação de vias marginais na rodovia João Leme dos Santos e intervenções nos acessos aos bairros Tatiana e Green Valley. (Da Redação)