Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mobilidade

Sorocaba sedia 2º Fórum Regional de Logística

18 de Novembro de 2025 às 21:37
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
Participantes acompanham as discussões sobre planejamento logístico durante o encontro
Participantes acompanham as discussões sobre planejamento logístico durante o encontro (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO)

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), promoveu ontem (18) o 2º Fórum Regional do Plano de Logística e Investimentos (PLI-SP 2050) em Sorocaba.

O encontro contou com a presença de Denis Gerage Amorim, subsecretário de Logística e Transportes da Semil, representantes do Ciesp Sorocaba, autoridades municipais, empresários e instituições de ensino.

O PLI-SP 2050 é uma iniciativa estratégica coordenada pela Semil, com o propósito de definir onde, como e quando o Estado e a iniciativa privada devem investir para que São Paulo tenha, até 2050, um sistema logístico mais moderno, eficiente e sustentável. A proposta é integrar rodovias, ferrovias, hidrovias, portos e aeroportos em uma visão única de desenvolvimento, que una crescimento econômico, sustentabilidade ambiental e inclusão social.

A região de Sorocaba é a segunda a receber o ciclo de fóruns. Com forte polo industrial e tecnológico e uma frente agroflorestal e mineral em expansão, o território é estratégico para integrar o interior produtivo ao eixo metropolitano. Entre os temas debatidos estão intermodalidade e integração regional, desenvolvimento econômico e territorial e a recuperação de ramais ferroviários.

De caráter participativo, o fórum é destinado a representantes do setor produtivo, usuários dos sistemas de transporte regional, gestores públicos, universidades, associações de classe e entidades setoriais interessadas em contribuir com o planejamento logístico do Estado.

Durante o evento, o subsecretário de Logística e Transportes, Denis Gerage Amorim, destacou o papel da escuta regional e a importância do planejamento de longo prazo para o desenvolvimento equilibrado do Estado. “O Estado está organizando nove fóruns; nós seguimos o zoneamento administrativo do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). Hoje é um dia importante, um momento de escuta, em que viemos ouvir a população e o setor produtivo — seja ele industrial ou agrícola — para que possamos trazer para nossos estudos uma visão de longo prazo, planos e investimentos até 2050”, afirmou.

O diretor do Ciesp Sorocaba, Erly Domingues de Syllos, reforçou a relevância de um planejamento participativo e de longo prazo. “Nós temos que planejar, programar e ouvir. Vamos fazer juntos com os empresários de Sorocaba e região e depois levar as propostas para o Plano de Logística e Investimentos”, destacou.

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos