Em Sorocaba
GCM apreende armas de fogo e porções de entorpecentes em Brigadeiro Tobias
A ação fez parte da Operação "Bairro Seguro", realizada na sexta (14)
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba recolheu armas de fogo e apreendeu 562 porções de drogas, na última sexta-feira (14) em Brigadeiro Tobias. Os armamentos foram recolhidos com o proprietário de uma adega, que acabou preso e teve seu estabelecimento interditado. Duas pessoas foram presas por tráfico de entorpecentes.
Agentes de fiscalização da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) solicitaram o apoio de equipes da GCM em vistoria a uma adega no bairro, que foi alvo de denúncia. No estabelecimento havia uma pistola da marca Beretta, calibre 6.35 e sem registro; uma pistola de airsoft; dois estojos deflagrados de calibre nove milímetros e um contendo esferas utilizadas em armas de airsoft. Também foi localizado o registro referente a uma pistola nove milímetros.
Segundo informações da Guarda Municipal, o dono da adega compareceu ao local, identificou-se como Colecionador, Atirador e Caçador (CAC) e assumiu a propriedade das armas. Ele informou que possuía outra pistola em sua residência e que estava disposto a apresentá-la para averiguação. Uma equipe da GCM acompanhou a esposa do suspeito até o endereço informado, onde a arma, uma pistola Taurus calibre nove milímetros, foi localizada no interior da residência, municiada com 12 cartuchos no carregador e um na câmara. A arma e demais objetos foram apreendidos para fins de exame pericial.
Os agentes da Seplan constataram irregularidades no estabelecimento, aplicando multa por falta de alvará, notificação por obstrução de calçada, além de autuação e interdição por desvio de finalidade. Nas proximidades foram recolhidas três motocicletas, sendo uma por falta de habilitação, outra por licenciamento vencido e a terceira por estacionamento irregular sobre a calçada.
O acusado foi conduzido ao Plantão da Polícia Civil, onde foi lavrado boletim de ocorrência relacionado à posse e porte irregular de arma de fogo, com base nas diretrizes do Estatuto do Desarmamento. O indivíduo permaneceu detido, à disposição da Justiça.
Ainda durante a Operação Bairro Seguro, a GCM realizava patrulhamento preventivo na Vila Astúrias e avistou dois indivíduos suspeitos. Ao perceber a aproximação da viatura, um deles arremessou um objeto para trás e deixou cair porções de drogas no solo. Na abordagem, foram localizados R$ 69 reais. O segundo suspeito tentou deixar o local, porém foi alcançado e abordado. Ele portava um rádio comunicador, que também foi apreendido.
A GCM recuperou oito porções de cocaína que tinham sido jogadas no chão e uma mochila que continha 100 porções de crack, 410 de cocaína e 44 de maconha.
A dupla, de 36 e 39 anos de idade, também foi conduzida ao Plantão da Polícia Civil e acabou indiciada pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. Os indivíduos permaneceram detidos e o rádio comunicador e os entorpecentes foram apreendidos.