Buscar no Cruzeiro

Buscar

Educação

Enem: no segundo dia, estudantes estão otimistas

Dessa vez, as provas são das áreas de ciências da natureza e matemática

16 de Novembro de 2025 às 15:05
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
Estudantes fazem em Sorocaba a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (16)
Estudantes fazem em Sorocaba a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (16) (Crédito: Gabrielle Camargo Pustiglione)

Estudantes fazem em Sorocaba a segunda prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (16). Nesta segunda etapa, os participantes fazem as provas de ciências da natureza e matemática, cada uma com 45 questões. Alguns candidatos participam pela primeira vez do Exame Nacional; outros continuam tentando mais uma vez conseguir uma boa pontuação, com otimismo e persistência.

Os portões dos locais de prova abriram às 12h e fecharam às 13h, não sendo permitida a entrada de inscritos após o fechamento. O exame começou às 13h30.

A Universidade Paulista (Unip), no bairro do Éden, em Sorocaba, é um dos locais utilizados para aplicação da prova. Em frente, estavam diversos alunos e familiares.

A estudante Giovana Andrade Souza, de 17 anos, contou que foi um ano intenso, voltado para os estudos. “Estou otimista, participei no ano passado para treinar e este ano é pra valer. Foi um ano de revisões e preparo. A primeira etapa foi diferente do ano passado, mais objetiva, e o tema da redação foi uma novidade. Acho que meu desempenho foi bom, estudei bastante. Nesta segunda etapa, que é a área de que eu gosto, devo ir melhor. Quero cursar administração de empresas”, comentou.

Já Ana Dantas, de 18 anos, conta que participa da prova pela terceira vez. “Estudo muito, fiz cursinho online, fixei conteúdos, me preparei bastante, fiz simulados. Estou bem otimista, pretendo cursar direito”, declarou a estudante.

Os irmãos gêmeos Richard e Ryan Rodrigues dos Santos, de 17 anos, estudam em escola pública e já fizeram a escolha da profissão: os dois pretendem cursar engenharia, um mecatrônica e o outro, elétrica. “Nos preparamos bastante para esta prova. Achamos que o tema da redação ‘Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira’ foi bem bacana. Estamos ansiosos com os resultados e superotimistas”, disse Richard.

“Eu pesquiso e estudo bastante, tive um bom preparo na escola. Participo pela primeira vez, mas estou tranquilo, todo o conteúdo já foi estudado, estou preparado”, explicou Vinicius Merillo, de 18 anos, que também estava no local.

Cláudia Figueiredo acompanhou o filho Matheu Figueiredo, de 17 anos, e, na porta da universidade, deu conselhos e carinho ao filho antes da prova. “Ele participa do Enem pela primeira vez e como treineiro. Nossa família procura incentivar e apoiar os estudos. Estudo é a base; não somos nada sem estudo. Damos todo o suporte para que ele estude e um dia possa evoluir profissionalmente. Ele tem apoio em casa e um bom desempenho e incentivo na escola. Nossos filhos são nossas riquezas; um dia, com certeza, ele vai fazer a diferença”, declarou Cláudia.

Enem


O Enem é a porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Instituições de ensino públicas e privadas também utilizam o Enem para selecionar estudantes, como critério único ou complementar aos processos seletivos. Os resultados individuais do Enem podem ainda ser aproveitados nos processos seletivos de algumas instituições de Portugal.

Galeria

Confira a galeria de fotos