Buscar no Cruzeiro

Buscar

Ocorrência

Polícia apreende armas e aves silvestres no Jardim Tortelli

Duas ações distintas de combate aos maus-tratos e às infrações ambientais, que resultaram no resgate de aves silvestres e apreensão de armas

15 de Novembro de 2025 às 17:26
Da Redação [email protected]
Foram encontradas gaiolas e seis pássaros mantidos em cativeiro, sendo três aves híbridas e três silvestres nativas
Foram encontradas gaiolas e seis pássaros mantidos em cativeiro, sendo três aves híbridas e três silvestres nativas (Crédito: Divulgação Polícia Civil )

A Polícia Civil de Sorocaba, por meio do Setor de Proteção Animal (Sepa), realizou duas ações distintas de combate aos maus-tratos e às infrações ambientais, que resultaram no resgate de aves silvestres e apreensão de armas. Os casos ocorreram na quinta (13) e sexta-feira (14).

No mais recente, de sexta-feira, equipes do Sepa, em parceria com a Polícia Militar Ambiental, foram ao bairro Jardim Tortelli para averiguar uma denúncia de manutenção irregular de aves silvestres em uma residência. No primeiro momento, os policiais foram impedidos de entrar, mas após os procedimentos legais necessários, conseguiram acesso ao local.

Dentro do imóvel, foram encontradas diversas gaiolas e seis pássaros mantidos em cativeiro, sendo três aves híbridas — resultado da mistura de espécies silvestres com exóticas — e três silvestres nativas. Nenhuma nota fiscal, guia de transporte ou documento de origem foi apresentada. A suspeita de falsificação de anilhas em alguns dos pássaros híbridos também foi levantada, e perícia foi requisitada para esclarecimento. Um dos moradores afirmou ter adquirido os animais em feiras informais, sem qualquer documentação.

Todos os pássaros foram apreendidos. Os três híbridos ficaram sob guarda de uma depositária fiel, enquanto as três aves silvestres foram entregues à Polícia Militar Ambiental, que as encaminhará ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (Cras). As investigações continuam para apurar a possível falsificação de selo ou sinal público.

Na quinta-feira, em outra ação, policiais civis do Sepa cumpriram mandado de busca e apreensão em uma residência no Jardim Paulistano, onde localizaram duas espingardas de pressão calibres 5.5 e .22 e 115 unidades de chumbinhos. O morador declarou que realiza manutenção dessas armas para amigos e faz testes utilizando alvos de papel, negando envolvimento com abate de aves, como maritacas. O material foi apreendido e um BO foi lavrado para continuidade das investigações

Galeria

Confira a galeria de fotos