Buscar no Cruzeiro

Buscar

Encosta

Prefeitura abre licitação para obras de contenção na Vila Sabiá

13 de Novembro de 2025 às 21:30
Thaís Verderamis [email protected]
Área próxima à rua Mathias Domingues 
de Oliveira, na Vila Sabiá
Área próxima à rua Mathias Domingues de Oliveira, na Vila Sabiá (Crédito: Thaís Verderamis)

A Prefeitura de Sorocaba publicou, no Jornal do Município do dia 6 de novembro, a abertura do processo de licitação para a contratação de uma empresa que será responsável pela elaboração e orçamento de uma obra de intervenção na encosta, em uma área próxima à rua Mathias Domingues de Oliveira, na Vila Sabiá.

Conforme o edital, as propostas poderão ser enviadas on-line até às 8h30 da próxima quarta-feira (19). Após a etapa de elaboração do projeto e definição do orçamento, segundo a Prefeitura, será aberto um novo processo licitatório para a execução do serviço, que incluirá soluções de drenagem superficial e profunda, muros de contenção e estabilização do terreno.

Segundo a prefeitura, a área é monitorada pela Defesa Civil, mas, atualmente, o solo está estável. No local, há ainda imóveis parcial ou integralmente interditados, como medida preventiva.

O Executivo informou também que os moradores da região participaram de uma ação educativa, com orientações de segurança sobre os imóveis e as condições climáticas, além de alertas preventivos.

A previsão é que as obras efetivamente tenham início apenas em 2027. “As obras serão executadas por empresas especializadas, envolvendo soluções como drenagem superficial e profunda, muros de contenção e estabilização do terreno”, afirma a Prefeitura.

O que é uma encosta?

Uma encosta é um terreno com grande inclinação, como um morro ou montanha. Segundo o engenheiro civil e diretor da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba (Aeas), Eduardo Schuster, dependendo do material do solo, ela pode oferecer riscos.

“[Encosta] representa a superfície de contato entre o solo (ou rocha) e a atmosfera. A inclinação de uma encosta é um fator crucial, pois ela está constantemente sujeita à ação da gravidade e de agentes erosivos, como chuvas e ventos. Sua estabilidade depende da composição do material (solo, rocha), da quantidade de água e da presença de vegetação do local”, explica.

Segundo o especialista, os riscos são deslizamentos, queda de pedaços de rocha — que podem se desprender devido à infiltração de água —, erosões e inundações. Situações naturais que podem impactar diretamente os moradores da região.

As obras preventivas têm por objetivo garantir a segurança e preservação da área e da população. São muros de contenção ou grelhas e placas com sistemas de drenagem, que asseguram a estabilidade e preservam a infraestrutura local, como estradas, tubulações, redes elétricas e construções próximas.

Ainda de acordo com o especialista, obras de prevenção têm custo menor do que obras de reconstrução, que podem se tornar necessárias em caso de acidentes ou desastres naturais.