Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fundo Social

Raul Marcelo pede exoneração de Sirlange

12 de Novembro de 2025 às 22:18
Cruzeiro do Sul [email protected]
Primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato
Primeira-dama de Sorocaba, Sirlange Frate Maganhato (Crédito: Divulgação)

O vereador Raul Marcelo (PSOL) protocolou, ontem (12), um requerimento pedindo a exoneração de Sirlange Frate Maganhato — mulher do prefeito afastado de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos) e primeira-dama do município —- da presidência do Fundo Social de Solidariedade (FSS). O parlamentar solicita que o pedido seja tratado em caráter de urgência, com a Câmara Municipal oficiando o prefeito em exercício, Fernando Martins (MDB).

Segundo o documento, a permanência de Sirlange no cargo violaria decisão judicial que impede o prefeito afastado de manter contato com pessoas ligadas à administração municipal. “Pelo fato de conviver diariamente com o prefeito Rodrigo Manga, Sirlange poderia, de forma direta ou indireta, levar informações, opiniões ou orientações dele à prefeitura”, aponta o texto do requerimento.

O vereador também cita que o nome de Sirlange Maganhato foi mencionado na Operação Cópia e Cola, da Polícia Federal, como suspeita de envolvimento em crimes como corrupção ativa e passiva, peculato e organização criminosa.

O documento ainda menciona que a irmã da primeira-dama, Simone Rodrigues Frate de Souza, é apontada como responsável pelo pagamento de “inúmeras contas pessoais” de Sirlange e está foragida da Justiça desde 6 de novembro de 2025.

O pedido aguarda agora manifestação da Mesa Diretora da Câmara sobre o encaminhamento à prefeitura. Raul Marcelo afirma que, caso o pedido não seja atendido, irá procurar o Ministério Público Federal e a Polícia Federal, pois, na sua opinião, a primeira-dama estaria agindo como “prefeita” e até transmitindo ordens a secretários e servidores. (V.O.)