Clima
Tempo firme volta a Sorocaba após passagem de ciclone extratropical
Após dias de ventos fortes, domingo teve sol e calor; São Roque registrou 14 quedas de árvores e danos em torres
Depois de dias marcados pelos estragos causados pela chuva, este domingo (9) foi marcado pelo tempo firme e quente. Apesar de algumas nuvens presentes no céu, o sol permaneceu visível a maior parte do dia. A previsão para o restante da semana é que o tempo continue firme, pelo menos até quinta-feira (13), quando há possibilidade de chuvas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Nos últimos dias, o estado enfrentou um ciclone extratropical que causou ventos de mais de 100 km/h em algumas cidades. De acordo com o Governo do Estado de São Paulo, houve rajadas de até 115 km/h no Vale do Paraíba. Segundo a Defesa Civil do Estado de São Paulo, houve poucas ocorrências e nenhum ferido foi registrado. Cerca de 19 pessoas ficaram desalojadas e foram acolhidas por familiares.
O governo do estado havia montado um gabinete de crise no Centro de Gerenciamento de Emergência (CGE) da Defesa Civil do Estado. Porém, com o afastamento do ciclone e a previsão de mais estabilidade para o estado, o gabinete foi desmobilizado durante a noite de sábado (8).
Ocorrências na RMS
A Defesa Civil informou que as chuvas causaram quedas de árvores na cidade de Sorocaba desde a madrugada de sábado (8).
No Jardim São Lucas e na Vila Novo Éden, árvores atingiram a fiação elétrica e de telecomunicações. Em ambos os casos, o Corpo de Bombeiros e as empresas responsáveis atuaram para normalizar os serviços.
Já no Jardim Itanguá, a queda de uma árvore obstruiu a Rua da Constituição. Os bombeiros retiraram o objeto. Por fim, o condomínio Vila dos Ingleses teve sua saída também obstruída pela queda de uma árvore.
A cidade de São Roque, na Região Metropolitana de Sorocaba, também registrou estragos. Como noticiado pelo Cruzeiro do Sul neste sábado (8), houve registros de 14 quedas de árvores em sete regiões da cidade. Além disso, houve queda de duas torres nas regiões Santa Quitéria e Alto da Serra, além de postes danificados.