Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia D

Chuva atrapalha ações de combate à dengue em Sorocaba

Apenas programação no Ceagesp foi realizada

08 de Novembro de 2025 às 15:09
Da Redação [email protected]
Quatro agentes orientaram à população sobre dengue e outras endemias
Quatro agentes orientaram à população sobre dengue e outras endemias (Crédito: Fabio Rogério)

Durante a semana, a Prefeitura de Sorocaba divulgou um cronograma de ações para o Dia D de Combate à Dengue que seriam feitas neste sábado (8) para reforçar as medidas de prevenção e o combate aos focos do mosquito Aedes aegypti. Porém, com as chuvas que atingiram a região, a atuação das equipes da Zoonoses foi prejudicada, e os serviços de nebulização e visitação pelos agentes foram cancelados.

O único trabalho possível de ser realizado foi a exposição educativa no Ceagesp. Jorge Falsetti, agente da Zoonoses, relatou que ele e outros três funcionários chegaram às 8 da manhã para montar a tenda, e que chovia muito no momento. “Até íamos ficar em um espaço maior e encher um mosquito inflável para chamar a atenção, mas acabou não dando certo por causa do clima”.

Os quatro servidores ofereciam explicações à população sobre a dengue e também em relação a outras questões de saúde pública, como os escorpiões. “Tá aparecendo bastante em Sorocaba ultimamente. Temos algumas aranhas aqui, e estamos orientando com quem para por aqui”, disse o agente Luiz Machado. Samantha Bueno adiciona: “o escorpião amarelo está aparecendo mais, e o pessoal fica curioso. Além disso, estamos falando sobre morcego, caramujo e pombo para aproveitar a situação”.

Quando perguntados sobre o curso da nebulização no Parque São Bento e as visitas no Jardim São Guilherme, que também ocorreriam hoje, houve incerteza. “Não sabemos muito bem porque eles saíram da sede depois de nós”, contou Falsetti. A também agente Cristina Barbosa precisou contatar os colegas de trabalho por celular, e enfim constatou que os planos tinham sido cancelados por hoje. “Como eles têm que tirar o pessoal de casa para aplicar o inseticida, não deu para fazer”.

Os quatro servidores informaram que, por enquanto, não há previsão para próximas iniciativas. (Layla de Oliveira)

Galeria

Confira a galeria de fotos