RMS
Defesa Civil estadual divulga quais cidades registraram os maiores acumulados de chuva na região
Preocupação é com o avanço do ciclone extratropical que segue avançando pela costa e pode provocar ventos fortes em todo o estado
A Defesa Civil estadual divulgou, na manhã deste sábado (8), os maiores volumes de chuva registrados nas últimas 24 horas na Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Os os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Segundo o levantamento, o município de Iperó teve o maior volume de chuva no período, com 33 milímetros acumulados. Em seguida, Itu aparece com 20 milímetros. Não há informações de estragos.
A Defesa Civil estadual informou também que o ciclone extratropical continua avançando pela costa do Estado de São Paulo, e seus efeitos ainda serão sentidos ao longo do dia. O fenômeno tem causado ventos fortes e tempo instável em várias regiões de São Paulo. Segundo o órgão, estão previstas rajadas de vento de até 115 km/h, e já houve registro de 109 km/h em alguns pontos.
No Estado do Paraná foram registrados estragos e a ocorrência de um tornado, com ventos de mais de 250 km/h.
A Defesa Civil estadual segue em alerta, com um Gabinete de Crise e acompanha as condições do tempo e possíveis ocorrências ligadas às chuvas na região. O órgão orienta a população a redobrar a atenção em áreas de risco e acionar os órgãos competentes em caso de emergência.