Novo prefeito
Em primeira entrevista, Fernando Martins fala em continuidade da gestão
Novo prefeito afirma que secretários devem ser mantidos nos cargos
O novo prefeito de Sorocaba, Fernando Martins (PSD), concedeu sua primeira entrevista coletiva na tarde de ontem (7), no Salão “Hesed”, da Prefeitura. O encontro ocorreu um dia após o afastamento de Rodrigo Manga (Republicanos).
Logo na abertura, Fernando afirmou que pretende dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo desenvolvido pela atual gestão. “Estamos chegando para dar continuidade ao trabalho do prefeito Manga; vamos seguir com o que já está acontecendo.”
Ele destacou que respeitará a equipe e, neste primeiro momento, manterá os secretários, sem mudanças no primeiro escalão do governo municipal.
Questionado sobre o afastamento de Rodrigo Manga, o prefeito, com a voz embargada, disse sofrer quando “coisas ruins acontecem com amigos”. Declarou apoio a Manga, mas afirmou esperar que a Justiça cumpra seu papel e que “o melhor para a cidade seja feito”.
Fernando também afirmou que dará atenção especial ao setor empresarial, para fortalecer o diálogo. Disse ainda que, em conversa com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, na manhã de ontem, avaliou que há problemas nas esferas federal e estadual que acabam refletindo em Sorocaba.
Na área da saúde, o prefeito informou que, junto com o secretário da pasta, fará uma revisão dos contratos próximos do vencimento e buscará renegociações. Ele adiantou ainda que conta com o apoio da equipe e dos vereadores para melhorar a saúde na cidade. Outros contratos, como os de merenda e coleta de lixo, também devem ser tratados pelo prefeito Fernando.
No final, afirmou que a apuração interna está concluída e que a defesa já está munida da documentação apurada, que será apresentada à Polícia Federal como parte da defesa de Rodrigo Manga.
Outra mudança ocorrida ontem na prefeitura foram as exonerações do assessor da Secretaria de Relações Institucionais e Metropolitanas, Roberto Natalino, e do chefe de gabinete da Secretaria de Governo, Guilherme Juliano Salinas. Questionada a respeito, a Secretaria de Comunicação enviou a seguinte nota: “A Prefeitura de Sorocaba informa que nomeações ou exonerações de servidores seguem critérios relativos à súmula de atribuições, tratando-se de atos internos do Poder Executivo.” (Vernihu Oswaldo)