Abastecimento
Manutenção deixa moradores de bairros de Sorocaba sem água
Uma manutenção emergencial na rede de abastecimento de água da região da Vila Carvalho, zona norte de Sorocaba, deixou diversos moradores sem fornecimento pelo menos até as 19h de ontem (4). Os bairros mais afetados eram Vila Carvalho, Vila Fiori e Vila Gomes, além de parte do Jardim Zulmira.
A intervenção foi necessária após a detecção de um vazamento na adutora localizada na esquina das ruas Nha Quitéria e Valter Caldini, Jardim Zulmira. De acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba, a tubulação precisou ser substituída e as emendas reforçadas para garantir maior segurança e evitar novos escapes.
Segundo o Saae, o reparo foi de extrema importância, já que o problema identificado pela manhã poderia comprometer o abastecimento de toda a região norte se não fosse solucionado com urgência. Para a execução dos trabalhos, o fornecimento precisou ser interrompido, de forma temporária, desde às 13h de segunda-feira (3), com previsão inicial de normalização ainda na noite do mesmo dia. Entretanto, dificuldades técnicas durante a manutenção acabaram prorrogando os serviços até ontem, prolongando a falta de água em imóveis abastecidos pelo Centro de Distribuição (CD) Terra Vermelha.
Transtornos
Apesar das recomendações da autarquia para que os moradores mantivessem os reservatórios cheios e utilizassem a água apenas para o essencial, muitos relataram dificuldades durante os dois dias de interrupção. Uma moradora de 72 anos, que preferiu não se identificar, contou que a pressão da água começou a cair já na tarde de segunda-feira. “Achei que minha casa não seria uma das afetadas, mas logo percebi que a pressão havia abaixado muito. Tive de economizar o que restava na caixa e pensar bem no que era prioridade”, conta a aposentada.
Ela afirmou ainda ter precisado escolher entre tarefas domésticas básicas. “Fiquei entre lavar a louça que tinha acumulado ou aproveitar para adiantar a lavagem de roupas. Por sorte, consegui fazer o essencial, mas à noite já estava completamente sem água”, acrescenta.
Outro morador, que vive na rua Salvador Stefanelli, Jardim Zulmira, também enfrentou dificuldades. “Desde segunda-feira estou sem água. Ainda bem que reservei um pouco a mais, porque imaginei que a manutenção pudesse demorar. Mesmo assim, está difícil”, desabafa.
O aposentado contou ainda que possui outro imóvel, nas proximidades, onde a situação foi um pouco diferente: “Lá ainda tem água, mas fiquei preocupado porque a maioria dos vizinhos aqui na minha rua está sem abastecimento”.
Outro morador afirmou que não é a primeira vez que passa por um problema desse tipo. “Sempre que tem manutenção, demora para normalizar. Eu entendo que é necessário, mas infelizmente ficamos prejudicados. Muita gente acordou hoje [ontem] sem saber que não teria água pela manhã”, complementa.
O que diz a prefeitura?
Procurada, a Prefeitura de Sorocaba informou que os trabalhos do Saae seguiam e que a manutenção deveria ser concluída ainda na noite de ontem. A autarquia, inclusive, previa a normalização gradual do abastecimento durante a noite, à medida que os reservatórios fossem se restabelecendo. (Murilo Aguiar -programa de estágio)
Galeria
Confira a galeria de fotos