IHGGS
Homenagens marcam a abertura da Semana Cultural de Aluísio de Almeida
Evento contou com apresentações da Banda Regimental do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI 7)
A abertura da Semana Cultural de Aluísio de Almeida começou com homenagens de Cidadão Sorocabano, Medalha de Mérito Estudantil, Comenda Referencial de Ética e Cidadania e Votos de Congratulações na noite desta segunda-feira (3), na Casa Aluísio de Almeida, sede do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), localizada na rua Doutor Ruy Barbosa, 84, na Vila Hortência.
Participou da cerimônia a Banda Regimental do Comando de Policiamento do Interior 7 (CPI 7), que foi homenageada durante a sessão. Além de apresentações, tocou o hino nacional. Como expressão cultural, com voz e violão, apresentaram-se também o casal Nison Huran e Georgia Prado Huran, com clássicos da música popular brasileira (MPB).
Durante o evento, foram entregues cinco medalhas pela lei SV32 instituída pela Sociedade Veteranos de 32 - Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo (MMDC ), que tem o intuito de homenagear personalidades que se destacam na defesa da democracia, liberdade e legalidade. Receberam as medalhas: Edézio José da Silva, Carlos Munetachi Hayashida, Humberto Fraga Silveira. Herman da Costa Oliveira e Jorge Afeich Filho.
Também foi concedido ao Max Katsurawa Neumann o título de Cidadão Sorocabano, pelas contribuições e desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.
A Comenda Referencial de Ética e Cidadania foi dedicada ao Doutor Carlos Romagnoli, a homenagem é um reconhecimento a trajetória e relevância, além de uma forma de preservar a memória de personalidades sorocabanas.
Já a medalha ‘Doutor Enéas Carneiro do Mérito Estudantil’ foi concedida a Diretora Jurídica Janaína Exposito, ao jornalista e apresentador Antônio Eduardo Marszolek Barazal e ao sociólogo e jornalista Mateus Rosa Tognella. A honraria é concedida a personalidades que se destacaram nos estudos, valorizando a educação, a cultura e os valores cívicos.
As homenagens seguiram com os Votos de Congratulações aos casais Professor Adilson Cezar e Professora Maria Dorotea, e Nison Huran e Georgia Prado Huran, pelo exemplo de união, respeito e companheirismo.
Segundo o professor Adilson Cezar, presidente do IHGGS, o evento é importante e esperado todos os anos, pois é necessário lutar pelo desenvolvimento cultural da cidade.
Programação
Na terça-feira (4), será transmitido o filme “Justiça” e feito o lançamento do livro de Vincetini Gomez, às 19h30, na Casa Aluísio de Almeida (IHGGS), localizada na rua Doutor Ruy Barbosa, 84, na Vila Hortência.
Na quarta-feira (5), será a posse de novos associados do IHGGS juntamente com a exposição ilustrada “Mundo Heróico”, também às 19h30, na Casa Aluísio de Almeida (IHGGS).
Na quinta-feira (6), é dia da sessão maior, segundo o professor Adilson Cesar. Haverá dois eventos, o primeiro às 10h, no Cemitério da Saudade, localizado na avenida Comendador Oetterer, para a aposição floral no túmulo do Monsenhor Luís Castanho de Almeida. O segundo evento será uma missa, às 17h, na Catedral Metropolitana de Sorocaba, localizada na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro. Após a missa, às 18h30, a solenidade Magna e Outorga de Condecorações.
Na sexta-feira (7), haverá uma palestra ministrada pelo professor Pedro Pereira de Paula, sobre a Constituição Exclusiva, um manifesto realizado por ele junto com a Assembléia Federal, às 18h30, na Casa Aluísio de Almeida.
Para encerrar, o lançamento do livro “Perdas e ressignificações dos usos do território na história do negro”, acontecerá no dia 12 (quarta-feira), às 18h30, na Casa Aluísio de Almeida (IHGGS).
Galeria
Confira a galeria de fotos