Buscar no Cruzeiro

Buscar

Finados

Ação homenageia a memória de diferentes gerações em "Livro da Vida"

Evento gratuito oferecido pela Ofebas aconteceu ao lado da Biblioteca Municipal, em Sorocaba

02 de Novembro de 2025 às 14:09
Gabrielle Camargo Pustiglione [email protected]
O dia chuvoso não desanimou o público que compareceu para  homenagear pessoas queridas na 5ª Ação Especial de Finados da Ofebas
O dia chuvoso não desanimou o público que compareceu para homenagear pessoas queridas na 5ª Ação Especial de Finados da Ofebas (Crédito: Gabrielle Camargo Pustiglione)

O dia chuvoso não desanimou o público que compareceu para homenagear pessoas queridas na 5ª Ação Especial de Finados da Ofebas, realizada neste domingo (2), em Sorocaba. Intitulada “Livro da Vida: Homenagem às Nossas Histórias”, a experiência coletiva reuniu dezenas de famílias ao lado da Biblioteca Municipal, no Alto da Boa Vista, em uma manhã marcada por arte, histórias, acolhimento e emoção.

Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de colorir páginas em branco do “Livro da Vida”, uma escultura em formato de livro que simboliza memórias e lembranças transformadas em arte. Entre os participantes, estava Carolina Augusto Fagundes ,de 36 anos. Junto com a família ela prestou homenagens a familiares falecidos.


“Eu vim em homenagem ao meu pai, que se foi muito jovem. O pouco que vivi com ele foi muito bom, e uma das lembranças mais especiais é o Natal. Fiz uma homenagem também a todas as pessoas queridas que já se foram e que estão em um lugar especial no meu coração. Foi um momento importante de reflexão, uma proposta incrível para vivenciar o luto de forma positiva, lembrando dos momentos e do legado deixado por quem partiu”, contou.


A programação incluiu tendas imersivas e personagens lúdicos que conduziram o público por três fases da existência: infância, vida adulta e terceira idade.

O livro

A obra coletiva ganhou vida como uma construção conjunta, na qual cada traço se soma para compor uma narrativa plural sobre memória, saudade e homenagem, tanto à própria história de vida quanto às histórias dos antepassados.

Até os pets tiveram espaço na celebração, deixando o registro das patinhas nas “Páginas da Vida”. A iniciativa tem relação com o Dia de Finados, lembrado neste domingo(2).

Galeria

Confira a galeria de fotos