Sem preconceito
Novembro Azul: o momento é de lembrar da saúde do homem
Novembro é o mês dedicado às campanhas de conscientização sobre a saúde do homem e aos alertas sobre o câncer de próstata. É hora de parar e pensar na prevenção, descobrir a doença no início ajuda em um tratamento mais eficaz. Várias ações são programadas pela prefeitura e serviços de saúde para reforçar que, segundo os dados do Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum na população masculina no País, atrás apenas dos tumores de pele. Além disso, a doença é considerada um câncer que atinge principalmente a terceira idade, pois cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.
Opinião médica
O urologista Eric Martinez Lino, o ideal é que os homens façam check-ups regulares a partir dos 40 anos. “O problema é que é uma doença muito silenciosa, porque muitos pacientes não sentem nada”. Ainda segundo o médico, a próstata é uma glândula que fica abaixo da bexiga, e como o câncer fica na periferia da glândula, os homens acabam não sentindo nenhum desconforto na área. “Eu atendo pacientes que reclamam de dificuldade em urinar ou que vão muito ao banheiro durante a madrugada, mas isso pode ser um sintoma tanto do câncer de próstata como também de um aumento na glândula, que ocorre naturalmente com o avanço da idade. Por isso, sem o exame, é muito difícil identificar”.
É só quando o tumor avança que os sintomas aparecem. Por isso, o médico ressalta a importância do diagnóstico precoce. “Quando o câncer de próstata é identificado em fase inicial, as chances de cura ultrapassam 90%. Além disso, o tratamento tende a ser menos invasivo, com menor impacto sobre a função sexual e urinária”.
O urologista também aponta a vergonha como um dos motivos da alta incidência da doença. É uma questão cultural que afeta o bem estar do homem. “A resistência vem, em grande parte, de preconceitos e desinformação. O maior tabu em relação ao Novembro Azul é, justamente, o toque retal. Muitos encaram isso como um sinal de fraqueza, mas na verdade é um sinal de autocuidado”, afirma o médico. “Quanto mais homens se cuidarem, melhor”.
Ações em Sorocaba
Em Sorocaba, atendimentos serão realizados nas Unidades Básicas de Saúde ou no Ônibus Azul; a oportunidade é importante até para esclarecer dúvidas
A prefeitura programou uma série de ações que acontecem desde ontem (1º). O público alvo são homens com 40 anos ou mais, que tenham histórico da doença na família. Eles podem buscar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ou no Ônibus Azul. Já no caso de pacientes assintomáticos e sem casos na família, a assistência urológica deve ser iniciada aos 50.
Várias UBSs espalhadas pela cidade receberão programação especial, com palestras, orientações, distribuição de informativos, exposições e acolhimento. Além disso, haverá atendimentos clínicos voltados ao público masculino, com necessidade prévia de agendamento. (Da Redação)
Galeria
Confira a galeria de fotos