Saúde
Mulheres colocam exames em dia na Carreta da Mamografia
Mais de 230 exames voltados à saúde da mulher foram feitos na Carreta da Mamografia entre terça-feira (28) e ontem (31), em Sorocaba. O veículo, adaptado para o serviço, está estacionado na Unidade Básica de Saúde (UBS) e Pronto Atendimento (PA) São Guilherme, na zona norte. A iniciativa é gratuita e funciona até o dia 8. Do levantamento parcial, a maioria é referente a mamografia, feita por 159 mulheres. Os demais se referem ao papanicolau com 71 coletas, realizadas por mulheres de 18 a 64 anos ou mais. O balanço é da Prefeitura de Sorocaba.
Para a mamografia, são 50 senhas diárias. Celma Bezerra Alves, 56 anos, não perdeu tempo e, mesmo morando a 11 quilômetros da UBS, aproveitou a oportunidade para atualizar o exame que estava há dois anos atrasado. “Estava com o pedido e esperando chamar. Quando soube, achei legal e facilitou bastante. Foi tudo muito tranquilo e rápido”, opina a dona de casa que, assim como todas as mulheres, saem com as imagens em mãos e ficam no aguardo do laudo, apenas.
Mesmo com o pedido em mãos, não precisou apresentá-lo obrigatoriamente. Isso porque mulheres entre 50 e 69 anos podem levar apenas o RG e o cartão SUS. Nessas idades é recomendada a realização do exame anualmente.
A facilidade agradou Maria Lúcia da Silva. Aos 67 anos e moradora do São Guilherme, a aposentada foi à farmácia e, quando viu a carreta, ficou curiosa e procurou saber o que era. Ao tomar conhecimento, aproveitou para fazer a mamografia, atrasada há dois anos. “Busco fazer regularmente, mas estava esperando chamar também”, explica. “É bom, tem que fazer. A gente tem que se cuidar, né?”, acrescenta.
Apesar das campanhas de prevenção ao câncer de mama ser amplamente divulgada, sobretudo em outubro, Creusa Magalhães Bruno de Lima estava há dez anos sem fazer o preventivo. O período extenso, segundo a dona de casa, se deve à inexistência do histórico oncológico na família e pela ausência de nódulos no autoexame. Mas foi ver a carreta estacionada que mudou de ideia e resolver aproveitar. “Facilitou bastante, de fato, e até aproveitei para agendar o papanicolau”, conta.
Quando há pessoas na família com/ou que já tiveram câncer de mama ou de colo no útero, a indicação é que o preventivo inicie o quanto antes. Esse foi o caso da Márcia Aparecida Siqueira. A confeiteira vivenciou o drama que é ser diagnosticado com as enfermidades com o diagnóstico recebido pela avó e tia. Por isso, a prevenção é assunto sério para ela. “O exemplo que tive em casa dá medo, então sempre que possível, faço anualmente. É muito importante que todos tivessem a consciência e fizesse porque, se tiver, já dá para cuidar no começo e não sofrer tanto”, comenta a mulher de 47 anos.
A mamografia dela estava atrasada há um ano e foi à UBS São Guilherme para saber quando teria vaga para atualizar o exame, momento que viu a carreta e não pensou duas vezes para aproveitar. Na sua idade, o pedido é obrigatório para fazer o procedimento na iniciativa chamada de Mulheres de Peito promovida pelo Governo do Estado de São Paulo. “Foi ótimo e agiliza muito. Aprovadíssimo”, avalia.
Como funciona?
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, no sábado, das 8h às 12h. Os atendimentos serão feitos após a retirada de senhas às 7h, respeitando a programação diária. Mulheres com idade entre 50 e 69 anos apenas com a apresentação do RG e cartão SUS. Já para aquelas de 35 a 49 anos e acima de 70 anos, devem comparecer à carreta, também, com o pedido médico.
Além da mamografia, a UBS/PA também oferece aferição de pressão arterial, palestras, coleta de papanicolau, teste rápido, ginástica e saúde bucal. Algumas atividades são feitas pelo Ônibus Rosa, que também estaciona na unidade de saúde.
A UBS/PA São Guilherme fica na rua Belmiro Moreira Soares, 1.100. Para outras informações: (15) 3239-9245 (da própria unidade) ou no aplicativo do Poupatempo. (Thaís Marcolino)
Galeria
Confira a galeria de fotos