Dia de Finados
Finados tem programação especial nos cemitérios municipais
Cemitérios da Saudade, Consolação, Aparecida e Santo Antônio irão funcionar das 8h às 16h
Os cemitérios municipais de Sorocaba terão programação especial para o Dia de Finados, em 2 de novembro, quando milhares de pessoas prestarão homenagens a parentes e amigos falecidos no domingo. Os cemitérios municipais Saudade (Vila Carvalho), Consolação (Vila Haro), Aparecida (Aparecidinha) e Santo Antônio (Wanel Ville) irão funcionar das 8h às 16h.
De acordo com o número de visitantes verificado em anos anteriores, a expectativa é que aproximadamente 50 mil pessoas visitem os quatro cemitérios públicos, ao longo de todo o dia.
Por conta da movimentação, a programação contará com apoio da Urbes - Trânsito e Transporte e da Secretaria de Mobilidade, que organizarão o trânsito nas proximidades dos cemitérios municipais, bem como dos cemitérios particulares; do Saae Sorocaba que estará presente com reservatórios de água potável; da Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) que disponibilizará equipes da GCM para cuidar da segurança dos cemitérios; e da Secretaria da Saúde (SES) que estará com uma tenda em cada local para aferição de pressão e glicemia da população; além da equipe da Serpo à disposição dos cemitérios para auxiliar a população. Além disso, as empresas funerárias do Município irão oferecer água, frutas e mudas de árvores em tendas que serão montadas nas entradas dos cemitérios.
O Cemitério da Saudade, inaugurado em 1863, é o mais antigo e tradicional da cidade, e um dos mais conhecidos dos sorocabanos, bem no meio das ruas Comendador Oetterer e Hermelino Matarazzo, as duas principais vias de ligação da zona norte e do Centro. Ele ocupa uma área de 35.000 m² e conta com 8.502 sepulturas perpétuas.
Neste cemitério, as concessões de sepulturas são por prazos indeterminados, permitindo sepultamentos apenas para os concessionários e seus familiares. O primeiro registro de sepultamento data de 22 de fevereiro de 1864.
Tradição católica
Segundo a tradição da Igreja Católica, o dia dos fiéis falecidos, esse dia de finados, é celebrado no dia 2 de novembro. Desde o século II, os cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires. No século V, a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava.
A própria doutrina da igreja ensina que este é papel de todo cristão — rezar pelos que nos precederam na morte. Assim, a alma da maioria dos mortos está no purgatório, passando por um processo de purificação. Por essa razão, a alma necessita de orações dos vivos para que intercedam a Deus pelo sofrimento que as aflige. Desde o Império Romano, há o costume de se rezar pelos mortos. Com o passar do tempo, outras denominações religiosas também abraçaram a tradição da data, em diferentes níveis de entendimento sobre o que ela significa e como deve ser conduzida. (Da Redação)
Cemitério da Consolação
8h - Frei José (Paróquia Santo Antônio)
10h - Frei Kojak (Paróquia Santo Antônio)
14h - Frei José (Paróquia Santo Antônio)
15h - Culto Igreja Universal Cemitério Santo Antônio
8h - Padre Claudinei (Paróquia Santa Maria Madalena)
11h - Culto Igreja Universal
15h - Padre Paulinho (Paróquia Divino Espírito Santo) Cemitério da Saudade
8h - Padre Almir (Paróquia São Benedito)
10h - Padre Bruno (Paróquia Nossa Senhora de Fátima)
15h - Padre William (Paróquia Nossa Senhora Aparecida)
16h - Culto Igreja Universal
9h às 16h - Umbanda Pai Gílson (dia todo ao lado da sepultura de Aluísio de Almeida) Cemitério da Aparecida (missas no Santuário)
8h - Padre Ricardo (Paróquia Nossa Senhora Aparecida)
10h - Culto Igreja Universal
10h - Padre Sérgio Murilo (Paróquia Nossa Senhora Aparecida)
15h - Padre Rubens (Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida)
*Todos os horários podem ser alterados sem comunicação prévia