Sorocaba
Santa Casa enfrenta nível crítico no estoque de sangue
Direção do hospital pede que a população doe sangue com urgência; Colsan recebe, separa e faz encaminhamento
O estoque de sangue da Santa Casa de Misericódia de Sorocaba está em nível crítico. A direção do hospital pede que a população doe sangue com urgência. As doações devem ser feitas à Associação Beneficente de Coleta de Sangue (Colsan), que recebe, separa e faz o encaminhamento das coletas às unidades de saúde. A Santa Casa explica que a falta de sangue no estoque afeta diretamente a realização de cirurgias, atendimentos de emergência e o tratamento contínuo de diversos pacientes internados.
É necessário informar, no momento da doação, o desejo de que o sangue doado seja destinado à Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba. Para ser um doador, é necessário estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis); pesar no mínimo 50 kg; estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos antes da doação) e apresentar um documento oficial com foto (RG ou CNH).
A doação de sangue é um ato rápido, seguro e que pode salvar até quatro vidas com apenas uma bolsa. Mesmo pessoas que não sabem seu tipo sanguíneo podem doar, pois todo sangue é testado e utilizado de forma adequada conforme a demanda hospitalar.
Colsan está com queda de 30% no estoque
A associação tem enfrentado uma redução no estoque de sangue na unidade de Sorocaba que não afeta apenas a cidade: o banco de sangue atende 48 municípios da região. A preocupação é que falte sangue para pacientes que precisam de transfusão e cirurgias de emergência.
Segundo o gerente-médico da Colsan, Frederico Brandão, as doações caíram aproximadamente 30% com impacto nos estoques de sangue O+ e negativo e A + e negativo. “O ideal é 120 doações dia, mas atualmente temos recebido 90 doações por dia. Por isso, reforço a necessidade de doadores durante os dias de semana, de segunda a quinta-feira”, explica.
A Santa Casa reforça o apelo à solidariedade da comunidade de Sorocaba e região: doar sangue é um gesto de amor e responsabilidade social. A Colsan fica na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, no Jardim Vergueiro, e atende de segunda-feira a sábado, das 7h às 12h30. Também é possível agendar pelo aplicativo da Colsan ou no site.
O que acontece com o sangue após a doação?
- Processamento: É a separação do sangue (por centrifugação) em seus componentes para transfusão.
- Exames: Simultaneamente ao processamento, amostras de sangue são encaminhadas ao laboratório a fim de serem submetidas a exames sorológicos para Sífilis, Hepatite B e C, Doença de Chagas, Malária, HIV I, HTLV I e II e imunohematológicos que classificam o tipo sanguíneo e o fator RH.
- Pré-estoque: Aguarda-se o resultado dos exames para liberação das bolsas.
- Liberação: Com todos os exames sorológicos negativos o sangue é liberado para distribuição.
- Estoque: Componentes do sangue são armazenados adequadamente, de acordo com sua classificação e prazo de validade.
- Distribuição: O sangue é distribuído de acordo com a necessidade para os hospitais parceiros.