Buscar no Cruzeiro

Buscar

TIC

Edital do Trem Intercidades de Sorocaba deve ser publicado ainda este ano

Estudos da CPTM avaliam novo trecho do TIC ligando Sorocaba a Marília

29 de Outubro de 2025 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
Projeto faz parte do programa que busca retomar o transporte de passageiros sobre trilhos em diferentes regiões paulistas
Projeto faz parte do programa que busca retomar o transporte de passageiros sobre trilhos em diferentes regiões paulistas (Crédito: ARQUIVO / JCS)


 

A publicação do edital do leilão para implementação do Trem Intercidades (TIC) entre as cidades de Sorocaba e São Paulo foi antecipada e deverá ocorrer ainda este ano, de acordo com a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) do Governo Estadual. A assinatura do contrato está prevista para cerca de 90 dias após a licitação.

O TIC Eixo Oeste, que ligará Sorocaba a São Paulo, terá o trajeto percorrido em aproximadamente 60 minutos e incluirá a reforma e a construção de estações. O investimento estimado é de R$ 12 bilhões, e a demanda projetada é de 50 mil passageiros por dia. Estão previstas seis estações, sendo a do bairro Brigadeiro Tobias a única construída exclusivamente para o projeto. As estações de Sorocaba e São Roque, por exemplo, serão reformadas e modernizadas, de acordo com o projeto do Governo Estadual.

O que diz a SPI

De acordo com a SPI, as alterações de prazo são consideradas normais e poderão ser ajustadas até a publicação do edital, prevista para o fim do segundo semestre de 2025, conforme o avanço das análises técnicas. O projeto será concedido na modalidade de parceria público-privada (PPP), com participação da iniciativa privada na implantação, operação e manutenção do serviço. Essa atualização contínua reforça o compromisso do Governo de São Paulo com a transparência, o planejamento responsável e a previsibilidade na condução de um dos maiores investimentos em mobilidade do Estado.

VLT Sorocaba

Outro projeto que contempla a cidade de Sorocaba é a implementação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que também usará a malha ferroviária da cidade. O projeto prevê 25 km de extensão e 13 estações, divididas entre dois eixos: um ligando o George Oetterer ao bairro Lopes de Oliveira e outro ligando o Lopes de Oliveira ao Brigadeiro Tobias, passando pelo centro da cidade. A previsão é que os estudos de implementação do VLT em Sorocaba sejam concluídos até 2027.

Outros TICs

A cidade de Sorocaba também poderá receber outros TICs nos próximos anos. No Relatório Integrado de Administração 2024 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), constam estudos sobre os trechos Sorocaba/Marília e Ribeirão Preto/Franca. A CPTM afirmou, em nota, que concluiu o relatório técnico do Plano de Ação São Paulo nos Trilhos para esses trechos. O material foi elaborado para que as regiões sejam enquadradas como áreas de potencial relevância para a elaboração de estudos de viabilidade de projetos de transporte. Por estarem em fase de estudo, ainda não há confirmação de possíveis estações, investimentos ou prazos.

O programa São Paulo nos Trilhos, lançado em 2024, também prevê a avaliação de projetos como os trens intercidades Sorocaba/Campinas/Ribeirão Preto e Campinas/Araraquara. (Vernihu Oswaldo)