Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fé que passa de geração em geração; a devoção a São Judas Tadeu

Novena a São Judas Tadeu reúne centenas de fiéis na missa de encerramento

28 de Outubro de 2025 às 18:50
Thaís Verderamis [email protected]
As irmãs Magda Vedovatto, de 51 anos e Margarete Vedovatto, de 51 anos, ambas monitoras educacionais, acompanhadas pela amiga Maisa Rosa Gonçalves Barbosa, de 47 anos, inspetora de alunos e sua mãe Marlene Rosa da Silva, de 72 anos
As irmãs Magda Vedovatto, de 51 anos e Margarete Vedovatto, de 51 anos, ambas monitoras educacionais, acompanhadas pela amiga Maisa Rosa Gonçalves Barbosa, de 47 anos, inspetora de alunos e sua mãe Marlene Rosa da Silva, de 72 anos (Crédito: Fábio Rogério )

A fé passada dos avós aos pais, dos pais aos filhos, dos filhos aos netos e assim por diante há gerações. A devoção, também é ensinada, não com palavras, mas pela história dos santos, vivência da fé, e experiências pessoais. Por meio desta fé, o encerramento da novena de São Judas Tadeu reuniu centenas no Santuário São Judas Tadeu, localizado na rua Valter Luís D Ávila, 171, no Central Park, nesta terça-feira (28).

O cozinheiro aposentado Jair Ribeiro da Silva Filho, de 61 anos, acompanhado da filha participou de quase todos os dias da novena, com exceção de um, devoto, mora longe, mas fez questão de participar. “Vem de berço, dos avós, de tradição, somos devotos de São Judas Tadeu”, compartilha.  

Já a dona de casa Ceres Aparecida Paulino Mendes Correa, de 46 anos, teve sua experiência pessoal com o Santo. “Eu sou devota, um dia eu pedi uma graça e foi alcançada, então eu sempre venho no dia de São Judas Tadeu agradecer, e quando dá, eu faço a novena inteira”, conta. De Votorantim, por motivos de saúde não pôde participar da novena completa este ano, mas Ceres não deixa de assistir ao menos a missa do dia do Santo.

Já as irmãs Magda Vedovatto, de 51 anos e Margarete Vedovatto, de 51 anos, ambas monitoras educacionais, acompanhadas pela amiga Maisa Rosa Gonçalves Barbosa, de 47 anos, inspetora de alunos e sua mãe Marlene Rosa da Silva, de 72 anos, aposentada vieram de Araçoiaba da Serra para participar da missa.

“Eu sou devota de Nossa Senhora, mas também tenho muita fé em São Judas Tadeu. Uma conhecida nossa sempre convidava para vir na missa e nós começamos a frequentar aqui”, conta Maisa.

“Toda primeira quinta-feira do mês tem a missa de cura e libertação e começamos a vir, foi assim que conhecemos mais sobre São Judas Tadeu”, explica Magda.

Após a missa, o Santuário realizou a tradicional quermesse, além das várias celebrações durante todo o dia, a última foi a missa das 19h.

 

A vida de São Judas Tadeu

São Judas Tadeu, por muitos esquecido por carregar o mesmo nome do traidor, Judas Iscariotes, por outro lado, foi um apóstolo fiel, morreu pelo evangelho (mártir) e ficou conhecido pelo intercessor das causas impossíveis.

O pai de São Judas Tadeu, Alfeu (ou Cleófas) era irmão de São José, pai de Jesus, e sua mãe Maria de Cleófas, prima-irmã de Maria, mãe de Jesus, portanto, era primo-irmão de Jesus. Seus irmãos: Tiago Menor, José, Simão e Maria Salomé (mãe de Tiago Maior e João Evangelista), todos eram intimamente ligados a vida de Jesus.

Após a crucificação de Jesus, dedicou-se a evangelização, tendo sido responsável pela conversão de muitos. No dia 28 de outubro de 70, São Judas Tadeu e Simão foram mortos por golpes de machado.

Outros Santos (Santa Brígida, Santa Gertrudes e São Bernardo de Claraval) relataram ao longo dos anos que Jesus aconselhou que São Judas fosse invocado como intercessor até “nos casos mais desesperados”, assim ficou conhecido como o santo das causas impossíveis.

Galeria

Confira a galeria de fotos