Feriado
Cemitérios são preparados para o Dia de Finados; previsão é receber 50 mil visitantes
Data é tradicional e se torna um momento para lembrar e prestar homenagens a pessoas queridas que já faleceram
Domingo (2) é o feriado do Dia de Finados e muita gente tem a tradição de visitar os cemitérios. A data é uma celebração religiosa tradicional, em que as pessoas vão visitar os túmulos de familiares e amigos falecidos para deixar flores e prestar homenagens. Em Sorocaba, de acordo com a prefeitura, os quatro cemitérios municipais - Aparecida, Consolação, Saudade e Santo Antônio - devem receber 50 mil visitantes. Eles estarão abertos das 8h30 às 16h30.
Para receber os visitantes, a Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) deu início a um mutirão de manutenção e zeladoria nos quatro cemitérios públicos municipais.
Os serviços realizados incluem pintura das entradas principais e dos prédios administrativos, manutenção das ruas internas, poda de árvores, roçagem, troca de lâmpadas de LED queimadas, instalação de câmeras de vigilância e sistemas de alarme. Além de melhorias na comunicação visual interna, com totens indicando as quadras e painéis com mapas das sepulturas para facilitar a localização das sepulturas.
Cemitério da Consolação
Ontem (27) pela manhã, no Cemitério da Consolação, localizado na Vila Haro, estavam sendo realizados os serviços de poda de árvores, pintura e manutenção das ruas internas. Entre as pessoas ouvidas pela reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, as questões envolvendo a limpeza e a conservação são os principais pedidos que se repetem, ações que segundo os frequentadores deveriam ser realizadas em todas as épocas e não somente para o Dia de Finados.
“Esse serviço deveria ser realizado em todas as épocas, não somente para o Dia de Finados. Se a manutenção e limpeza fossem diárias, o local ficaria bonito sempre”, destacou um visitante, que preferiu não ser identificado. Outra frequentadora, que também não quis divulgar o nome, elogiou os trabalhos, ressaltando que as melhorias são importantes e dão um aspecto mais agradável ao espaço. “Esses serviços estão dando um toque mais bonito e acolhedor, preparando para este dia de homenagens”, comentou.
Sepulturas perpétuas
A manutenção e limpeza das sepulturas perpétuas, de acordo com a lei municipal nº 5.271/1996, devem ser realizadas pelos titulares ou herdeiros. Ainda de acordo com a Serpo, caso a sepultura não esteja em condições, não poderá receber sepultamento, quando for necessário, gerando transtornos em um momento tão difícil e delicado para a família. Além disso, o titular pode perder a concessão de uso e a sepultura voltar ao patrimônio público, justamente por falta de manutenção.
Os pedidos de reforma das sepulturas perpétuas estão suspensos até o feriado de Finados, a fim de não prejudicar as visitas neste dia de homenagens. Contudo, a limpeza e pintura das sepulturas poderão ser realizadas até o sábado (1º), véspera do feriado. (Gabrielle Camargo Pustiglione)