Esporte e Saúde
Energia e emoção marcam a 11ª Corrida Pink do Bem em Sorocaba
Prova aconteceu no Parque das Águas e reuniu mais de cinco mil pessoas
Um misto de superação, alegria e a chance de ajudar em uma causa importante marcaram a 11ª Corrida Pink do Bem Ossel Assistência, realizada na manhã deste domingo (26), no Parque das Águas, em Sorocaba. A prova, já tradicional na cidade, é uma realização da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) – mantenedora do jornal Cruzeiro do Sul e do Colégio Politécnico.
Antes mesmo das 7h, o Parque das Águas se transformou em um verdadeiro mar cor-de-rosa com milhares de pessoas. Aline de Almeida Sales, de 41 anos, participou pela segunda vez da Pink do Bem e definiu a corrida como “uma prova incrível, que proporciona uma energia surreal”. Ao lado dos amigos, ela percorreu os cinco quilômetros.
A edição de 2025 bateu recorde de inscrições, com cinco mil participantes. Entre eles, muitas estreantes — como Claudia Escobar de Souza, comerciante de 53 anos, que começou a correr neste ano e já se apaixonou pela prática, especialmente pelos benefícios à saúde. “Acho importante participar porque é necessário se conscientizar e colocar o cuidado com a gente em primeiro lugar. Temos de estar bem para cuidar e se doar ao outro também”, conta.
A Corrida Pink do Bem integra o calendário do Outubro Rosa. A renda arrecadada é revertida à Liga Sorocabana de Combate ao Câncer e usada na realização de biópsias e exames para mulheres que aguardam atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Mesmo com apenas cinco meses de prática, Marcel Lisboa Garcia se desafiou e, pela primeira vez, correu 10 quilômetros. O autônomo contou com o incentivo de amigos mais experientes, como Laura Correa. A dupla veio de Boituva, na Região Metropolitana de Sorocaba, e concorda que “é até melhor correr com os amigos, porque cria uma rivalidade boa”.
Pouco antes da largada, o clima era de ansiedade e expectativa. Às 7h30, partiram primeiro os corredores dos 10 km, seguidos pelo grupo Galera Empresto (Pessoas com Deficiência), que percorreu 5 km. Em seguida, foi a vez dos inscritos nos 5 km e, por fim, os participantes da caminhada.
Emoção na chegada
Com pouco mais de 15 minutos de prova, a área de largada se transformou em linha de chegada. O primeiro a cruzá-la foi Isac Santos Carvalho, integrante do grupo Galera Empresto. Ele garantiu o título da categoria masculina PCD, seguido por Rodolfo de Mello e Sérgio Garcia.
Menos de um minuto depois, com o tempo de 17’24”, Leonardo Oliveira Soares conquistou o título geral masculino dos 5 km. “Hoje consegui bater meu melhor tempo e cruzei a linha de chegada com aquele misto de vitória, adrenalina e emoção. É muito bom saber que o treino está dando certo”, comemorou o consultor de vendas, estreante na Pink do Bem.
Nos 10 km, o campeão foi Wellington Fernando Moreira, de Mairinque. Assim que deixou a pista, ele contou à reportagem que o sentimento era de dever cumprido. “No último quilômetro a perna pesou bastante e o calor aumentava, então precisei me recompor rapidamente. Mas deu certo, e cheguei”, relatou.
No mesmo pódio, em terceiro lugar, estava Valdecir Albuquerque Moreira, conferente que viu na corrida uma transformação de vida. “Corro há três anos. Antes pesava 130 kg, hoje estou com 75 kg. A corrida me ajudou nisso, e estar aqui é sensacional”, disse emocionado.
As mulheres também brilharam. Nos 5 km, Patrícia Dantas dos Santos foi a campeã, seguida por Camila Carvalho Messias e Adriana Pureza da Silva. Já nos 10 km, com o tempo de 45 minutos, Érica dos Santos Proença ficou com o título. Logo atrás vieram Larissa Gabriele Lodoi de Oliveira e Isabela Lopes Lima, que completou o percurso em 47’41”.
Funcionária da Toyota, Isabela, de 25 anos, caiu no choro ao perceber que havia conquistado o terceiro lugar logo em sua estreia. “Achei que não teria físico pra isso, de verdade. A ficha foi caindo aos poucos. Agora sei que estou no caminho certo e não quero mais parar”, disse emocionada.
Além das categorias principais, houve premiações para Assessorias, Maior Grupo de Corrida, Empresas e faixas etárias (de 18 a acima de 70 anos). Foram sorteados ainda diversos prêmios dos patrocinadores, como bicicletas, óculos e vouchers.
“Estamos muito contentes. Foi uma coisa linda, emocionante. Encontrei gente que cruzou a linha chorando de emoção”, contou a presidente da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer, Érica Mora. “Muito obrigada a todos que fizeram parte.”
2026 tem mais
Para quem ficou de fora, a boa notícia é que em 2026 o número de participantes aumentará para seis mil, segundo Érica. “Em março faremos o lançamento da 12ª edição — e vem novidade por aí. Aguardem!”, adiantou.
Pódios Geral
Feminino 5 km
1° - Patrícia Dantas dos Santos (21'36'')
2° - Camila Carvalho Messias (23'07'')
3° - Adriana Pureza da Silva (24'29'')
Masculino 5 km
1° - Leonardo Oliveira Soares (17'24'')
2° - Cauã Henrique Soares de Almeira (18'20'')
3° - José Alberto da Silva (19'07'')
Feminino 10 km
1° - Érica dos Santos Proença (45'38'')
2° - Larissa Gabriele Lodi de Oliveira (47'18'')
3° - Isabela Lopes de Lima (47'43'')
Masculino 10 km
1° - Wellington Fernando Moreira (34'58'')
2° - Joilson Rosa (35'45'')
3° - Valdeir Albuquerque Moreira (36'36'')
Galeria
Confira a galeria de fotos