Buscar no Cruzeiro

Buscar

Alerta reforçado

Rotary intensifica campanha contra a pólio e alerta sobre queda na vacinação

24 de Outubro de 2025 às 21:37
Cruzeiro do Sul [email protected]
Equipe da organização visita a Fundação Ubaldino do Amaral e é recebida por Laelso Rodrigues (ao centro) e Alcebíades Alvarenga (de barba)
Equipe da organização visita a Fundação Ubaldino do Amaral e é recebida por Laelso Rodrigues (ao centro) e Alcebíades Alvarenga (de barba) (Crédito: DANIEL GOUVEIA)

O Rotary Club iniciou uma nova fase da campanha de combate à poliomielite em Sorocaba, reforçando o alerta sobre a importância da vacinação infantil. A iniciativa faz parte do esforço global da entidade, que há mais de 35 anos trabalha pela erradicação da paralisia infantil no mundo.

De acordo com Paulo Sérgio Hideyoshi Kudo, governador do Rotary e médico ginecologista, os índices de imunização em Sorocaba caíram cerca de 40% entre 2022 e 2023, colocando a cidade em situação de alerta. “A pólio é transmitida com facilidade, como uma gripe, mas pode causar paralisia e até a morte. Se os esforços de vacinação parassem hoje, em dez anos poderíamos ter novamente 200 mil crianças paralisadas por ano”, afirma.

Atualmente, a poliomielite é considerada endêmica apenas no Afeganistão e no Paquistão, mas especialistas alertam que o vírus pode voltar a circular em qualquer país com baixa cobertura vacinal. “Em Sorocaba, a taxa está muito baixa, quando o ideal é no mínimo 95%, consideravelmente alta. Isso representa um risco real para toda a população”, reforça o médico.

O governador do Rotary alerta que as fake news e o movimento antivacina são responsáveis por boa parte da queda na cobertura vacinal no País. “Temos vacinas gratuitas, postos em todo o Brasil e profissionais preparados. O problema não é falta de estrutura, é desinformação e medo”, atesta.

Crianças protegidas

O Rotary é parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI), ao lado da Organização Mundial da Saúde (OMS), Unicef e Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). Desde 1979, a organização já reduziu os casos da doença em 99,9% e ajudou a vacinar mais de três bilhões de crianças em 122 países.

Além das ações de conscientização em escolas e unidades de saúde, o Rotary também firmou parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que vai exibir mensagens da campanha “Vacine seus filhos” durante as partidas do Campeonato Brasileiro. (Da Redação)