Saúde
Furto de fiação interrompe vacinação na UBS Mineirão
Energia elétrica voltou por volta das 12h30 desta sexta-feira (24)
Um furto de fiação elétrica deixou a UBS Mineirão, na zona norte de Sorocaba, temporariamente sem vacinas, na madrugada desta sexta-feira (24). O problema afetou o funcionamento das câmaras de conservação, obrigando a remoção dos imunizantes para a Central de Vacinação do município, onde foram armazenados para preservar a temperatura ideal.
Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o atendimento segue normalmente na unidade, com exceção da vacinação, que foi suspensa até a conclusão dos reparos. A previsão é que o serviço seja restabelecido até o fim do dia. A Guarda Civil Municipal (GCM) investiga o furto.
Moradores frustrados com a falta de vacinas
Pela tarde, quem procurou a UBS Mineirão encontrou as salas de vacinação vazias. O estudante André Vitor Mendes, de 21 anos, foi um dos moradores afetados pela suspensão.
“Vim atualizar minhas vacinas, minha carteirinha de vacinação, só que não tinha nenhuma. Inclusive, queria ver se tinha a segunda dose da Covid, e também não tinha. Eles falaram para procurar em outra unidade”, contou.
Desempregado, André disse que busca manter toda a documentação e a saúde em dia para facilitar a entrada no mercado de trabalho. “Estou correndo atrás de tudo isso — inclusive da atualização das vacinas — porque quero estar com tudo em dia, pronto para entrar em uma empresa e começar a trabalhar o quanto antes”, afirmou.
Outra moradora, que preferiu não se identificar, relatou que também foi surpreendida pela falta de imunizantes. “Vim vacinar meu filho, mas acabei descobrindo que não tinha a vacina disponível hoje”, disse.
Ela contou que não pretende buscar outro posto, já que mora próximo à UBS Mineirão. “Esse é o único lugar mais perto pra mim, é o que eu sempre venho quando preciso. A enfermeira me explicou direitinho o que dá pra fazer e o que não tem no momento.”
Reparo e retomada
Segundo a Prefeitura de Sorocaba, o atendimento na UBS Mineirão segue normalmente, com exceção da vacinação, e os imunizantes foram remanejados para a Central de Vacinação a fim de garantir a conservação adequada. A administração municipal informou ainda que a previsão de conclusão dos reparos é até o fim do dia e que a Guarda Civil Municipal (GCM) investiga o caso.
De acordo com apuração da reportagem, a energia elétrica foi restabelecida por volta das 12h30 desta sexta-feira (24). A vacinação deve ser retomada na próxima semana, após a checagem da integridade dos imunizantes.