Buscar no Cruzeiro

Buscar

Infosiga

Número de óbitos em acidentes de trânsito aumenta em Sorocaba

Foram cinco mortes em setembro, e o maior número mensal foi em março, com 18

22 de Outubro de 2025 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
"O trânsito é insuportável nos horários de pico", diz Luciana Penha, advogada (Crédito: FÁBIO ROGÉRIO 21/10/2025)

O número de mortes no trânsito de Sorocaba aumentou em 2025. Segundo dados do Infosiga, Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito do Detran-SP, a cidade ficou na 3ª posição no ranking de óbitos no trânsito no Estado de São Paulo, com média de 16,91 por 100 mil habitantes em 12 meses. Foram cinco mortes em setembro, e o maior número mensal foi em março, com 18.

De acordo com Renato Campestrini, advogado especialista em trânsito, o aumento de sinistros fatais é algo que tem acontecido em todo o País desde 2021. “No pós-pandemia, as regras de trânsito foram flexibilizadas e para alguns, a dificuldade de fiscalização levou a uma sensação de impunidade”, diz ele.

Em 2024 foram 128 óbitos no trânsito em Sorocaba, uma quantidade bem acima das médias anuais anteriores. No entanto, como ainda faltam três meses para fechar o ano, o total de falecimentos em 2025 pode se aproximar do de 2024.

“Além da velocidade acima do desejável, o desrespeito ao sinal vermelho do semáforo é comum”, relata Campestrini sobre as possíveis causas desse aumento. “Em especial por parte dos motociclistas, o que representa um risco para eles e para os pedestres”.

Para diminuir o número de fatalidades, o advogado afirma que “bons projetos de engenharia, ações educativas baseadas nos fatores de riscos identificados nos sinistros e ações de fiscalização podem contribuir para conscientizar sobre a importância do comportamento seguro, de forma voluntária, no trânsito”.

Conforme o Infosiga, a categoria de sinistro mais comum neste ano é atropelamento, com 30 no total, seguido por 28 colisões; a maioria dos acidentes fatais ocorreram em segundas-feiras, com condutores de motocicletas do sexo masculino.

Motoristas

Quem dirige com frequência também tem uma opinião sobre o crescimento no número de acidentes na cidade. É o caso do advogado Rohan Kim, que concorda que a situação piorou nos últimos anos. “O trânsito de Sorocaba é bom, o motorista que é ruim e está cada vez mais sem educação. Isso é triste de se ver”.

Para a advogada Luciana Penha, são muitos carros na cidade. “O trânsito é insuportável nos horários de pico, de manhãzinha. Já vi muitos acidentes, principalmente de motos.”

Fiscalização

A Secretaria de Mobilidade (Semob) informa que utiliza as informações do Detran para a realização de estudos técnicos de âmbito municipal e para definir ações e políticas públicas de melhoria da mobilidade urbana em Sorocaba voltadas ao trânsito, atuando em três vertentes: fiscalização, educação para o trânsito e engenharia de tráfego.

“O monitoramento do sistema viário urbano é permanente em Sorocaba. Há câmeras em pontos estratégicos de trânsito, e desde 2024, agentes municipais (GCMs e agentes de trânsito) podem também fiscalizar infrações relativas ao veículo e ao condutor, atribuições que até então eram exclusivas de agentes e demais entes ligados ao governo estadual”. Quanto à parte educativa, a Semob diz que “mantém programação contínua e diária de ações de conscientização de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres”.

A secretaria alerta que “a imprudência, a negligência e a imperícia são os três fatores que levam os condutores a cometerem acidentes e infrações de trânsito”. (Layla de Oliveira)

 

 

 

Galeria

Confira a galeria de fotos