Zoonoses
Sorocaba confirma sétimo caso de morcego com raiva do ano
A notificação ocorreu na Vila Guimarães
A Zoonoses de Sorocaba confirmou nesta segunda-feira (20) o sétimo caso de morcego infectado com raiva em 2025. O animal foi encontrado na Vila Guimarães, zona norte da cidade na quarta-feira (15) passada. Com a notificação, foi feito o bloqueio da área, ou seja, visitas a imóveis em um raio de 500 metros do local onde foi localizado o morcego. Segundo informações recebidas pelo Cruzeiro do Sul, o bicho foi localizado na avenida Atanázio Soares, contudo a prefeitura informou que as equipes divulgam apenas os bairros.
Conforme a Zoonoses, as visitas consistem em orientações e entrega de folders sobre hábitos demorcegos, raiva e como proceder caso encontre um animal em situação anormal. Além disso, os agentes verificam os imóveis para verificar possíveis abrigos desses animais e realizam uma busca ativa para identificar se algum cão, gato ou humano tiveram contato commorcego. Há ainda há verificação se os animais domésticos estão com a vacinação em dia.
Apesar desse trabalho, a equipe salienta que não há risco imediato, pois trata-se apenas de uma ação de prevenção para evitar a transmissão de raiva. “Um dos objetivos do bloqueio é para verificar contatos de humanos ou animais contactantes com outrosmorcegos. Em caso de animais domésticos contratantes, a equipe da Zoonoses realiza o reforço vacinal e quando há registro de contato humano, é feito encaminhamento para o atendimento antirrábico”, informa a nota.
Os outros seis bairros que registraram casos confirmados de morcego com raiva são: Jardim Novo Horizonte, Paineiras, São Carlos, Alto da Boa Vista, Vila Melges e Vila Barão.
Vacina antirrabica
Os tutores de cães e gatos podem vacinar seus animais de estimação em Sorocaba em dois locais. Para tanto, é necessário que os pets tenham mais de três meses de idade e os responsáveis agendem a vacinação antirrábica.
O agendamento pode ser feito das 9h às 16h pelo telefone (15) 3229-7333 para o posto na rua Nain, 57, Jardim Betânia, e pelo telefone (15) 3222-2484 para o posto na avenida Itavuvu, 5830, no Hebert de Souza.