Homenagem
Condecoração ‘Asas de um Sonho, Mérito - Comandante Rolim Adolfo Amaro’ é oficializada
O objetivo é reconhecer personalidades que tenham prestado relevantes serviços em causas defendidas pelo IHGGS e ou pelo Museu Asas de Um Sonho
A condecoração ‘Asas de um Sonho, Mérito - Comandante Rolim Adolfo Amaro’ foi oficializada na ‘Casa de Aluísio Almeida’, pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), na noite desta quinta-feira (16). O objetivo do reconhecimento é presentear personalidades civis ou militares, nacionais ou estrangeiras que tenham prestado relevantes serviços em causas defendidas pelo IHGGS e ou pelo Museu Asas de Um Sonho.
Oficializada por decreto pelo governo do Estado de São Paulo, o reconhecimento foi instituido pelo IHGGS em parceria com o Museu Asas de Um Sonho. No evento, foi realizado um antigo ritual “Fons Honorum”, fonte de Honra, que significa que não há como dar algo que não se possui. Portanto, a fonte de honra é composta pela Chancelaria, o presidente do IHGGS Adilson Cezar, pela vice-presidente IHGGS Maria Dorotéa Senger Cezar, pelo presidente do Museu Asas de Um Sonho, Marcos Adolfo Tadeu Sênamo Amaro, pelo diretor do Museu Asas de Um Sonho Felipe Savi e pelos Membros do Conselho de Outorgas: Sandra Sênamo, Hugo Leonardo Amaro e Ksenia Kogan Amaro, que receberam as condecorações primeiro.
São três modalidades: amarela (mérito empreendedor), azul (mérito da aviação) e preto (mérito de participação ou apoio). Segundo o professor Adilson Cézar, é possível receber mais de uma condecoração, desde que tenha o intervalo de um ano entre uma e a outra e o investimento no desenvolvimento IHGGS ou do Museu.
A condecoração é um colar no formato de uma Águia sem cabeça, para que a cabeça seja de quem a colocar. Segundo o professor Adilson Cezar, “eu incorporo os seus sonhos (do Rolim), porque a cabeça da águia sou eu. Então cada um que está ostentando hoje essa condecoração sabe que tem um compromisso, o de sonhar, o de alçar voo, não o voo do comandante Rolim, porque ele já está implicito no nosso coração, mas cada um de nós deve sonhar, deve se dedicar a enfrentar os seus próprios desafios”, explica.
Marcos Amaro, presidente do Museu Asas de Um Sonho e filho do comandante Rolim Adolfo Amaro, recebeu a condecoração. “Eu fico muito feliz de estar aqui neste dia tão especial para nós, justamente para poder não só celebrar, homenagear a história do comandante Rolim, que é meu pai, mas que tem uma importância muito grande para a história da aviação e de tantos brasileiros, tantas pessoas que de alguma forma ele também contribuiu e colaborou para que essas pessoas também pudessem se transformar e mudar de vida. Então é um momento muito importante para mim e para a história da aviação” conta.
O evento contou com a entrada do Pavilhão Nacional e das bandeiras do Estado de São Paulo, do Município de Sorocaba conduzidas por membros da Guarda Civil Mirim de Sorocaba. Os membros da Chancelaria foram condecorados, houve o registro e assinatura do Livro de Ouro e o acendimento do candelabro.
Quem foi Rolim Adolfo Amaro
Nascido no interior de São Paulo, em Pereira Barreto, Rolim Adolfo Amaro (1942-2001) de origem humilde, sempre foi apaixonado por aviação.
Ao juntar a admiração pela área e o atendimento ao cliente, fundou a companhia aérea TAM. Foi pioneiro e personagem importante no ramo da aviação.
Galeria
Confira a galeria de fotos