Sem aviso prévio
Prefeitura de Votorantim apaga mural do Aquário Cultura
A pintura assinada pelo artista plástico votorantinense Denis Lima foi criada em 2022 com recursos da Lei Aldir Blanc
Quem passa pelo prédio do Aquário Cultura Claudir Calixto Mainardi, no Centro de Votorantim, já não encontra o mural colorido que por mais de dois anos embelezou uma das fachadas internas do espaço. A pintura, assinada pelo artista plástico votorantinense Denis Lima e criada em 2022 com recursos da Lei Aldir Blanc, foi coberta recentemente durante uma reforma promovida pela prefeitura. O mural foi apagado na terça-feira (7).
Sem aviso público, a ação pegou de surpresa frequentadores do espaço e visitantes da Biblioteca Municipal “João Kruglianskas”, que funciona no mesmo local. A obra era conhecida pelas cores vibrantes e pelas formas inspiradas na natureza e na identidade cultural da cidade, havia se tornado um dos símbolos do Aquário, e agora desapareceu silenciosamente.
“Uma marca de Votorantim”, diz frequentadora
Entre os que se indignaram com a remoção está Sueli Ribeiro Pires, atendente, que lamenta o apagamento da obra. “Eu acho uma tremenda falta de educação; não deviam ter feito isso. Isso é uma presença para a Votorantim, uma marca nossa. Por que fazer isso?”, questiona.
Mesmo sem frequentar o espaço com frequência, Sueli vê o mural como um bem coletivo e defende que o trabalho deveria ser refeito. “Com certeza deveriam refazer a obra, pelo menos para valorizar a cidade. Quem fez isso tem que pagar; de um jeito ou de outro, vai ter que arcar com as consequências. Deveria ser obrigado a refazer o que foi feito.”
Já uma frequentadora que preferiu não se identificar contou que chegou a ver movimentação no local, mas não se atentou ao que estava sendo feito. “Só vi que estavam pintando algo, mas não vi o que era. Não fico muito aqui, então acabei nem percebendo essa movimentação”, comentou.
Obra foi criada com recursos da Lei Aldir Blanc
O mural havia sido produzido em 2022 pelo artista Denis Lima, um dos nomes mais atuantes da cena cultural votorantinense. O trabalho fez parte de um projeto financiado pela Lei Aldir Blanc, que destinou recursos federais ao setor cultural durante a pandemia de Covid-19.
A obra, de cerca de seis metros de largura, trazia elementos da fauna e da flora locais, além de referências à vida urbana e à identidade popular de Votorantim. Desde sua criação, o mural era considerado por artistas e produtores como uma homenagem à arte feita na cidade, e um registro visual de um período marcante de incentivo à cultura.
A retirada, portanto, leva a um debate sobre preservação do patrimônio artístico e uso de recursos públicos. Como a pintura foi financiada por uma lei federal, artistas e frequentadores questionam se a decisão de apagá-la poderia ter ocorrido sem consulta ou registro formal.
Prefeitura fala em revitalização e promete novos murais
Procurada pela reportagem do jornal Cruzeiro do Sul, a Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, informou que o prédio do Aquário Cultura está passando por um processo de revitalização. Em nota, o órgão afirmou que “futuramente, artistas serão convidados para registrar os seus trabalhos no espaço”.
A secretaria também informou que conversou com o artista Denis Lima, autor da obra apagada, mas não detalhou o teor do diálogo nem se há previsão de reposição da pintura original.
Segundo a pasta, a intervenção faz parte de um projeto de renovação estética do Aquário, que deverá abrigar novas expressões artísticas quando as obras forem concluídas. (João frizo - programa de estágio)
Galeria
Confira a galeria de fotos