URB Drive
Moradores de Sorocaba desconhecem aplicativo municipal de transporte
Falta de divulgação, baixa demanda e incertezas quanto à viabilidade do URB Drive são alguns dos problemas relatados
Lançado em junho com a proposta de oferecer uma alternativa local ao transporte por aplicativo em Sorocaba, o URB Drive, plataforma da Prefeitura de Sorocaba, ainda permanece desconhecido por parte da população. Mesmo entre motoristas e passageiros que utilizam diariamente serviços como Uber e 99, o novo app segue pouco utilizado, enfrentando desafios como falta de divulgação, baixa demanda e incertezas quanto à viabilidade do serviço.
Além disso, o escritório do programa, localizado na praça 9 de Julho, no centro da cidade, esteve fechado por uma semana. A falta de comunicação levou as pessoas a acreditar que o serviço estava encerrado.
Essa falta de visibilidade do URB Drive se reflete diretamente nas ruas. Passageiras como Daianne Avilez e Rubia Lobo nunca ouviram falar do aplicativo, e tampouco conhecem alguém que já o tenha utilizado. Enquanto isso, a população segue recorrendo às plataformas mais conhecidas, como Uber e 99, por confiança, costume ou simplesmente por falta de alternativas.
Apesar da falta de conhecimento de parte da população sobre o aplicativo, Rubia e Daiane mostram estar abertas a testar novas opções, desde que sejam vantajosas. “Se bastante gente me indicasse e falasse que é bom, que é mais barato, eu usaria”, diz Lobo. Já Avilez avalia positivamente a ideia da prefeitura ter seu próprio app de mobilidade, no entanto, o programa não é claro para a população.
A passageira ainda não sabe se o serviço é ou não cobrado da população. “Se for de iniciativa privada, tudo bem. Desde que a gente não tenha que pagar a mais por isso.” A ferramenta foi desenvolvida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes Trânsito e Transportes, em parceria com a empresa Prime Transportes. Os preços cobrados se mostram competitivos com as outras plataformas pela média.
O lado dos motoristas
Embora aconteça essa abertura por parte das passageiras, do outro lado, o cenário é mais cauteloso. Motoristas como Edson Henrique Soares de Camargo, que atua há sete anos com transporte por aplicativo, ainda não se cadastrou no URB Drive, justamente pela baixa demanda de passageiros. Para ele, a proposta é interessante, mas ainda é inviável economicamente. “Falta uma movimentação melhor de passageiros, pois ainda são muito poucos que utilizam esse novo app da prefeitura”, afirma.
Edson destaca que já conversou com outros colegas de profissão sobre o assunto e o consenso é o mesmo: “A resposta é sempre a mesma: falta mais passageiros usando o app para tornar viável o trabalho.” Ele acredita que a administração municipal precisa incentivar os usuários: “Falta mais incentivo da prefeitura para os passageiros começarem a usar o app.” Contudo, ele reconhece que a plataforma pode ser promissora.
A percepção dos condutores que trabalham com a URB Drive não é muito diferente. Para Daniel Fonseca de Souza, de 42 anos, que trabalha há dois meses com a plataforma da prefeitura, a baixa quantidade de chamadas continua sendo o principal entrave. Segundo ele, falta uma campanha mais ampla de divulgação por parte da administração municipal, que incentive a população a baixar e utilizar o aplicativo. Sem uma base sólida de passageiros, o serviço se torna pouco atrativo para os motoristas, que acabam priorizando outras plataformas mais conhecidas e com maior volume de corridas, afirma Daniel.
Mesmo assim, o condutor acredita que o aplicativo é positivo, Souza destaca o bom retorno financeiro por corrida: “O URB é o que mais paga para gente”, afirma o motorista. O valor da taxa de comissão cobrada dos motoristas é de 8,9% por corrida, a menor do mercado, segundo a Urbes. No entanto, o número reduzido de chamadas compromete os ganhos: “Apesar da URB cobrar menos nas tarifas dos motoristas, ainda assim eu ganho um pouco menos do que nos outros app, por causa da quantidade de chamadas.”
O que diz a prefeitura?
Quanto à ausência de atendimento registrada semana passada, o Paço diz que o local “ficou fechado por uma semana, temporariamente, para reforma da tubulação de esgoto, sendo que o atendimento ao cliente e aos condutores foi mantido via plataforma.” A Urbes — Trânsito e Transportes informa que o URB Drive opera normalmente, com uma média de 20 viagens por dia. Por sua vez, o escritório funciona normalmente de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h.
Segundo o Executivo, o URB Drive possui 5.010 motoristas cadastrados. Além do cadastramento e aprovação dos parceiros, o app possui botão de emergência que, caso necessário, o usuário ou o motorista pode acionar o Centro de Controle Operacional Integrado (CCOI) da Secretaria de Mobilidade (Semo), que possui também atuação e plantão 24 horas de guardas civis municipais. (Lavínia Carvalho - programa de estágio)