Buscar no Cruzeiro

Buscar

Evento no CPI-7

Derrite destaca integração das forças policiais e diz que sistema de Justiça ‘está em colapso’

Durante solenidade em Sorocaba, secretário de Segurança Pública de São Paulo ressalta operações conjuntas, parcerias com o Gaeco e combate à adulteração de bebidas

09 de Outubro de 2025 às 21:00
Tom Rocha [email protected]
Secretário participou da outorga do Colar Comemorativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842
Secretário participou da outorga do Colar Comemorativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842 (Crédito: ALISSON ZANELLA)

Em solenidade de outorga do Colar Comemorativo ao Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842, realizada ontem (9) na sede do Comando de Policiamento do Interior (CPI-7), em Sorocaba, o secretário de Segurança Pública do Estado de São Paulo, Guilherme Derrite, destacou os avanços das forças policiais e a importância da integração entre os órgãos de segurança. Segundo ele, desde de janeiro de 2023 foram realizadas 164 operações conjuntas, que resultaram na prisão de 518 mil suspeitos.

Derrite iniciou o discurso agradecendo à cidade pela recepção e à Assembleia Legislativa pelo apoio por meio de emendas parlamentares que, segundo ele, têm fortalecido as operações e os investimentos na área. “Estamos na querida cidade de Sorocaba reconhecendo o trabalho de homens e mulheres comprometidos com a cidadania e a segurança do Estado de São Paulo”, afirmou.

O secretário também ressaltou a parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e relembrou casos que, em sua avaliação, simbolizam os desafios enfrentados pelas forças de segurança. Mencionou o episódio em que um traficante, preso com mais de 220 quilos de drogas, foi liberado pela Justiça. “O sistema está em colapso, e é contra isso que estamos lutando”, declarou.

Derrite ainda citou a operação coordenada pela Secretaria de Segurança Pública que desmantelou uma rede de adulteração de bebidas. “Foram apreendidas mais de 18 mil garrafas, mil delas periciadas. Encontramos na zona norte de São Paulo a maior distribuidora de insumos e, na zona leste, mais de cem mil garrafas vazias que agora serão recicladas”, explicou. “O governo estuda propostas legislativas para fortalecer o combate a esse tipo de crime.”

Futuro político

Guilherme Derrite é sorocabano. Mais conhecido como Capitão Derrite, ele é policial militar e filiado ao Progressistas, partido pelo qual é deputado federal por São Paulo — atualmente licenciado desde 2019, quando assumiu a pasta de Segurança Pública no governo Tarcísio de Freitas (Republicanos). Apesar de afirmar que aprecia o trabalho na secretaria e tem forte vínculo com Sorocaba, disse estar aberto a propostas para disputar uma vaga no Senado.

Segundo Derrite, seu nome aparece em primeiro ou segundo lugar em sondagens, embora não tenha mencionado de quais pesquisas. Ressaltou, porém, que antes deve retomar o mandato na Câmara dos Deputados, por exigência da legislação eleitoral. “Vamos aguardar o que vem por aí no próximo ano, mas sim, estamos abertos a novos planos.”

A solenidade

O secretário participou da cerimônia de entrega das homenagens, que reuniu cerca de 50 pessoas, entre autoridades civis e militares, parlamentares e personalidades reconhecidas pelos serviços prestados ao Estado. O evento integrou a programação da Semana Brigadeiro Tobias de Aguiar, que celebra a história e o legado de um dos principais líderes da Revolução Liberal de 1842 — movimento político reprimido pelo Império, mas que se tornou símbolo da defesa das liberdades civis e da autonomia paulista.

Entre os presentes na solenidade estavam o deputado estadual Vitão do Cachorrão (Republicanos); o presidente da Câmara de Sorocaba, Luis Santos (Republicanos); o delegado José Wilson Negrão, diretor do Deinter-7; e o coronel PM José Augusto Coutinho, comandante-geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo.