Sorocaba
Claudio Brandão ministra aula magna na Unip
Ministro discursou sobre a inclusão das pessoas com deficiência
O ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cláudio Brandão, ministrou a aula magna “A Inclusão das Pessoas com Deficiência: progressos, desafios e tecnologias assistivas”, na Universidade Paulista (Unip) de Sorocaba, nesta segunda-feira (6). O evento ocorreu no auditório e contou com a presença de cerca de 100 alunos, além de autoridades.
Durante a aula magna, o ministro falou sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência, apresentou um panorama histórico do tema e destacou como novas tecnologias podem contribuir para ampliar a acessibilidade.
Edilson Mendes, coordenador do curso de Direito da Unip, afirmou que, a cada ano, novos desafios são enfrentados pelos professores para se adaptarem às diferenças geracionais dos alunos que chegam à universidade.
Durante o evento, também ocorreu o lançamento do livro “Reclamação Constitucional no Processo do Trabalho”, de autoria do ministro Cláudio Brandão.
Inovações
Em entrevista ao Cruzeiro do Sul, o ministro falou sobre a inteligência artificial e destacou a importância do Direito para combater possíveis injustiças que os algoritmos possam causar. Ele afirmou que o algoritmo não é neutro, pois depende da programação: “Se as pessoas responsáveis por essa formação não estiverem preocupadas com a inclusão, o algoritmo também não estará.”
Cláudio Brandão ainda disse que, diante das transformações no mercado de trabalho, o TST mantém sua missão original de garantir os direitos dos cidadãos. (Vernihu Oswaldo)
Galeria
Confira a galeria de fotos