Buscar no Cruzeiro

Buscar

Justiça do Trabalho

Ministro do TST visita Sorocaba e destaca boas práticas trabalhistas

Cláudio Brandão participa de campanha contra o trabalho infantil, ministra aula sobre inclusão de pessoas com deficiência e elogia o trabalho do Banco de Olhos

06 de Outubro de 2025 às 21:19
Cruzeiro do Sul [email protected]
Ministro conheceu as instalações do BOS e conversou
com dirigentes sobre o atendimento à população
Ministro conheceu as instalações do BOS e conversou com dirigentes sobre o atendimento à população (Crédito: ALISSON ZANELLA)

Oministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Cláudio Brandão, esteve em Sorocaba ontem (6) em uma agenda voltada à valorização das boas práticas sociais e trabalhistas. Antes de visitar o Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), o ministro participou do lançamento da campanha contra o trabalho infantil no Instituto Adimax, iniciativa que marca o Mês das Crianças. À noite, ele seguiu para a Universidade Paulista (Unip), onde ministrou uma aula magna sobre “A Inclusão das Pessoas com Deficiência: progressos, desafios e tecnologias assistivas”.

No BOS, Cláudio Brandão conheceu as instalações da instituição e conversou com dirigentes sobre o trabalho desenvolvido no atendimento à população. Durante a visita, destacou a importância de conhecer de perto o trabalho da instituição e reforçou o reconhecimento nacional e internacional do hospital.

“Esta deve ser, se não me engano, a sexta vez que venho a Sorocaba. Desta vez, vim conhecer o trabalho que é feito aqui no BOS. Já tive contato com a instituição em Brasília e sei do trabalho que é realizado. Hoje, o BOS é a maior instituição do mundo em transplantes de córnea”, afirma o ministro, ressaltando o impacto social da entidade.

Ainda segundo ele, a visita foi uma oportunidade para compreender melhor a atuação do hospital e valorizar as práticas de excelência mantidas pela equipe. “Vim conhecer de perto o trabalho que é feito aqui, porque isso nos permite entender e valorizar as boas práticas que existem em instituições importantes como o BOS de Sorocaba. É fundamental que o poder público reconheça e apoie iniciativas que conseguem aliar qualidade técnica, atendimento humanizado e compromisso social”, completa.

Desafios e tecnologias

Cláudio Brandão também comentou os desafios da Justiça do Trabalho em um país de dimensões continentais e profundas desigualdades. “O Brasil é um país de dimensões continentais, com uma desigualdade social muito marcante. Por isso, um dos grandes desafios da Justiça do Trabalho é tornar concretos os direitos sociais assegurados pela Constituição à classe trabalhadora. Nosso papel é garantir a efetividade constitucional e transformar em realidade o que está previsto na Constituição em termos de direitos sociais.”

O ministro ainda abordou o impacto das novas tecnologias e da inteligência artificial no mundo do trabalho. “As ferramentas de inteligência artificial são muito relevantes, pois aprimoram processos e incentivam a produtividade, mas a grande questão está no desenvolvimento ético da inteligência artificial. Ela pode reproduzir ou até ampliar desigualdades se não for construída com uma visão plural e inclusiva”, destaca. “Por isso, defendo que o uso da inteligência artificial precisa ser regulamentado, inclusive no mundo do trabalho. É um avanço inevitável, mas deve ser visto com senso crítico, responsabilidade e um olhar ético.”

BOS Sorocaba

O presidente do Banco de Olhos de Sorocaba, Sérgio Gabriel, ressaltou a importância da visita do ministro para a instituição. “Hoje é uma etapa que a gente acabou vencendo com a visita do ministro. Uma visita muito importante para mostrar o que a instituição faz pela população. O atendimento no hospital é muito humanizado, aliado a muita tecnologia. Mas, mais do que a tecnologia, o que faz a diferença aqui são os colaboradores e os médicos, que têm como prioridade atender bem o paciente”, ressalta. “Fizemos questão de mostrar que o paciente do SUS tem a mesma dignidade no atendimento que aquele que vem pelo particular ou por convênio. Aqui, a dignidade é igual para todos.”

Sérgio Gabriel também anunciou os planos de expansão da instituição, com a construção de um novo centro cirúrgico. “Estamos construindo um novo centro cirúrgico, que vai abrigar mais nove salas, ampliando nossa capacidade para cerca de 1.500 cirurgias a mais por mês. A obra deve ser concluída entre fevereiro e março de 2026”, explica. “Já recebemos a primeira máquina do tipo na América do Sul, a Z8 NEO, que representa um grande avanço tanto para os pacientes quanto para os médicos.”

João Frizo - Programa de estágio

 

Galeria

Confira a galeria de fotos