Saúde
Idosa acumuladora vive situação de risco sanitário
Vizinhos pedem providências para a mulher, que mora em um condomínio
Moradores da região do bairro Árvore Grande, em Sorocaba, estão preocupados com a situação de uma idosa de aproximadamente 80 anos que estaria vivendo em situação de risco em uma residência localizada em um condomínio.
Segundo uma leitora que entrou em contato com o Cruzeiro do Sul e, por segurança, não será identificada, a mulher é acumuladora e precisa de auxílio psicológico. Além disso, haveria animais peçonhentos na casa e parte do telhado está quebrado. A denunciante afirma que acionou órgãos públicos, como a Prefeitura de Sorocaba, mas não obteve retorno. A Secretaria da Cidadania (Secid) informou que uma equipe do Centro de Referência do Idoso (CRI) acompanha o caso.
De acordo com a denunciante, a idosa vive sozinha e não recebe visitas. Os vizinhos também não sabem dizer se ela possui parentes. Informaram ainda que a mulher é aposentada e mora há cerca de 30 anos no local. Com o passar do tempo, o quadro de acumulação se intensificou.
A idosa também estaria saindo de casa somente de madrugada para recolher objetos. Um cheiro forte sai da residência, mas a moradora não permite a entrada de outras pessoas. Moradores da vizinhança afirmam que estão preocupados com a saúde dela.
“Ela não deixa ninguém entrar e a gente não pode invadir casa alheia. É um perigo o que ela está enfrentando. Eu acho que ela nem anda mais dentro da casa dela, de tanta coisa que tem. E o problema é que a gente tem criança, e está juntando rato, barata, morcego, escorpião. Precisamos ajudar. Eu não quero pecar nunca na vida por omissão”, disse a denunciante.
O Cruzeiro do Sul foi ao condomínio e tentou falar com a idosa e com a síndica, ontem à tarde (3), mas não teve sucesso.
A Secretaria da Cidadania (Secid) informou que o caso é acompanhado pela equipe do Centro de Referência do Idoso (CRI) e que o Ministério Público também está ciente da situação. A Secretaria da Saúde (SES) informou que uma equipe da Zoonoses esteve no local em setembro e intimou a proprietária a realizar adequações sanitárias. Após o prazo concedido para as melhorias, técnicos retornarão ao endereço.
Diante disso, o Cruzeiro questionou qual foi o prazo para adequações e se a idosa deverá receber algum auxílio psicológico. A Zoonoses de Sorocaba informou que há visita agendada para próxima semana. “A munícipe já é acompanhada pelo Município em todas as demandas necessárias”, finalizou a nota.
O Ministério Público também recebeu uma representação sobre o caso. O documento foi arquivado pois, segundo a Promotoria, a idosa não estava, tecnicamente, em situação de risco por abandono, negligência ou maus-tratos. Em relação à situação de acumulação, o MP ressaltou que a higiene da residência cabe à própria municipalidade, pelas vias administrativas. (Da Redação)