Montadora
Toyota retomará produção em Sorocaba de forma gradual
A Toyota do Brasil anunciou na tarde de ontem (3) o plano de retomada gradual de suas operações nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, após a paralisação provocada pelo incidente de setembro que afetou a unidade de motores de Porto Feliz.
De acordo com a empresa, a produção será retomada a partir de 3 de novembro, inicialmente com foco nas versões híbridas dos modelos Corolla e Corolla Cross, destinadas tanto ao mercado interno quanto à exportação. Para garantir o fornecimento, os veículos serão montados com motores e peças importados de outras unidades da Toyota no exterior.
O cronograma prevê ainda a compensação da produção perdida entre 23 de setembro e 31 de outubro, com esforço concentrado nos veículos híbridos. Já em janeiro de 2026, a empresa retomará a fabricação de modelos com motores convencionais — incluindo Corolla, Corolla Cross e Yaris Hatch (este último apenas para exportação) — com expectativa de atingir o ritmo regular em fevereiro.
Em Sorocaba e Indaiatuba, os colaboradores retornam ao trabalho em 21 de outubro, após o período de férias emergenciais. Já em Porto Feliz, onde os danos foram mais severos, não há prazo para reinício das atividades. A unidade terá parte dos equipamentos transferidos temporariamente para outras localidades, e os funcionários ficarão em lay-off até a normalização da produção. A Toyota também informou que o lançamento do Yaris Cross segue em preparação, mas a data ainda não foi definida.
Segundo o presidente da Toyota do Brasil, Evandro Maggio, o suporte recebido de parceiros e da matriz tem sido fundamental para o processo de recuperação. “A inestimável ajuda da matriz, afiliadas Toyota no mundo e fornecedores nos dá coragem e confiança para seguir firmes em nossa recuperação e no compromisso com a entrega de soluções de mobilidade sustentável para nossos clientes na América Latina e Caribe”, afirma. (Da Redação)