Homicídio
Motorista de aplicativo que estava desaparecido foi degolado por dívida
Um adolescente de 17 anos o matou em Araçariguama; outro homem dirigiu ao lado do cadáver até Sorocaba
O motorista de aplicativo que havia desaparecido ao sair da cidade em que morava, em São Bernardo do Campo, no dia 12 de setembro, foi encontrado morto na terça-feira (30), em Sorocaba. Ele foi degolado por um adolescente de 17 anos, a mando de uma cobrança de dívida, afirma a Polícia Civil de Sorocaba, que esclareceu o caso e apresentou os detalhes nesta sexta-feira (3), em coletiva de imprensa. As informações foram fruto de um trabalho de investigação da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba e da confissão do adolescente. Três homens também estão envolvidos. Um deles está foragido, mas os outros dois já estão presos. Entre eles está o mentor do crime, um idoso de 60 anos, que dirigiu ao lado da vítima degolada de Araçariguama até Sorocaba, onde uma cova rasa já estava preparada no bairro Aparecidinha.
Segundo o delegado Rodrigo Ayres, titular da Deic-Sorocaba, muitas informações concretas a respeito do caso já estavam apuradas, mas a polícia precisava de mais tempo para concluí-las. A vítima trabalhava como motorista de aplicativo de transporte em São Bernardo do Campo e desapareceu no dia 12 de setembro, depois de uma corrida em Osasco. Um boletim de ocorrência foi registrado na cidade pela família, e a Polícia Civil local logo encaminhou o caso para Sorocaba, devido ao avanço das informações de que ele teria um encontro marcado aqui. Não demorou muito para o caso passar de desaparecimento para homicídio.
Com trabalhos de inteligência conduzidos pelo delegado Camilo Pastor Veiga, titular do Setor de Homicídios da Deic-Sorocaba, a identidade dos autores foi estabelecida. Na semana passada, a polícia prendeu um dos acusados em São Paulo, outro homem na zona norte de Sorocaba — o mentor —, bem como apreendeu o adolescente. Um quarto homem está foragido. Os três homens estão com prisão temporária de 30 dias, enquanto o menor aguarda decisão da Justiça para ser internado.
O adolescente se mostrou extremamente frio, segundo o delegado Camilo. Ele não demonstrou arrependimento pelo crime e, em seu celular, havia diversos vídeos de pessoas sendo assassinadas, também degoladas, além de execuções com tiros no rosto. Ele teria matado a vítima porque receberia uma quantia em dinheiro para isso.
Segundo os criminosos, o motorista de aplicativo tinha dívidas com o homem de 60 anos, devido a um esquema de furto de fios de cobre. Para tentar contornar essa dívida, foi oferecido ao motorista a chance de participar de um furto de cobre em um comércio em Araçariguama. Ele se encontrou com os dois homens no dia 12 de setembro, e foi emboscado em seu carro pelo adolescente, que o esfaqueou diversas vezes no pescoço, degolando-o. O homem de 60 anos assumiu a direção do veículo e seguiu até o bairro Aparecidinha, em Sorocaba, para enterrá-lo. O carro foi levado para uma oficina automotiva estética no Parque Manchester para ser limpo de todo o sangue.
Galeria
Confira a galeria de fotos