Denúncia
Casal é preso em flagrante por maus-tratos a cães
Animais estavam magros, com carrapatos e vivendo em meio à sujeira
Dois cães em situação de maus-tratos foram resgatados ontem (2) à tarde em uma casa no Parque dos Pássaros, em Sorocaba. Os animais estavam muito magros, infestados por pulgas e carrapatos, e eram mantidos em local insalubre.
Policiais do Setor de Proteção Animal (Sepa), da Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba, se dirigiram ao endereço após uma denúncia. No local, eles foram recebidos por uma adolescente de 13 anos, que estava apenas com a irmã de 7 anos.
Uma cadela da raça pitbull era mantida em uma sacada, sem proteção e estava visivelmente magra. Outro animal, de raça indefinida, também estava na residência, que apresentava acúmulo de sujeira e fezes.
Vizinhos informaram que os animais sempre estiveram nessa situação, muitas vezes deixados do lado de fora da casa. Alguns moradores relataram que chegaram a alimentar e até medicar os cães. Uma pessoa contou que jogava ração pela grade para que eles não passassem fome. Disseram ainda que, na manhã de ontem, os animais não respondiam a estímulos. Também foi informado que outros animais do casal já teriam enfrentado condições semelhantes anteriormente.
Os tutores foram conduzidos à unidade policial e presos em flagrante pelo crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais, além de abandono de incapaz, previsto no artigo 133 do Código Penal. As crianças ficaram sob os cuidados da irmã mais velha. Os animais foram encaminhados ao Departamento de Bem-Estar Animal do município, onde uma veterinária atestou a condição de maus-tratos.
Denúncias sobre animais podem ser feitas, de forma anônima, pelo site da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal (Depa). (Vernihu Oswaldo)