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Trânsito

Ipem faz verificação técnica de radares na Raposo Tavares

Aparelhos dos km 83 em Sorocaba; 48 em São Roque; 72 em Mairinque; e 111 em Araçoiaba da Serra, passaram por teste

02 de Outubro de 2025 às 21:46
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Durante a verificação, o Ipem utiliza uma viatura equipada com um instrumento chamado cronotacômetro, um padrão de velocidade calibrado que serve de referência
Durante a verificação, o Ipem utiliza uma viatura equipada com um instrumento chamado cronotacômetro, um padrão de velocidade calibrado que serve de referência (Crédito: ALISSON ZANELLA)

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou uma verificação metrológica de dois radares instalados na rodovia Raposo Tavares (SP-270), ontem (2), na altura dos km 83 em Sorocaba e km 111 em Araçoiaba da Serra. O procedimento teve início por volta das 10h, e levou em torno de uma hora para ser finalizado em cada aparelho. Todos foram aprovados.

Na terça-feira (30), o teste foi realizado nos km 72, em Mairinque; e no km 56 em São Roque. Durante a ação, foram feitas 10 passagens por faixa, com um equipamento que mede a velocidade do veículo em foco no teste. Eles também foram aprovados.

O agente fiscal do Ipem, Rogério Nunes Vieira, 48 anos, explicou que esta etapa é necessária para garantir que o equipamento esteja apto a entrar em operação. “Essa que estamos fazendo hoje é uma verificação inicial de um instrumento novo, que ainda não estava em operação. Nesse caso, a quantidade de testes é maior. Realizamos 10 passagens em cada faixa de trânsito. Já na verificação periódica, que ocorre anualmente, são 5 passagens por faixa”, explica.

Durante a verificação, o Ipem utiliza uma viatura equipada com um instrumento chamado cronotacômetro, um padrão de velocidade calibrado que serve de referência. A velocidade medida pelo radar é comparada com a registrada pelo objeto. “Se os valores estiverem dentro da tolerância estabelecida pelas normas do Inmetro, o radar é considerado aprovado. Então o radar recebe os lacres oficiais do Inmetro, que impedem qualquer acesso a partes internas ou de regulagem do equipamento”, detalha Vieira.

Após aprovado, o radar recebe um certificado válido por um ano, e só pode ser utilizado para aplicação de multas dentro desse prazo.

A importância dos radares no trânsito

Vieira reforça a importância desses instrumentos para a segurança viária. “A importância é muito grande. O controle realizado com a tecnologia garante que a sociedade se desloque dentro das velocidades permitidas nas rodovias. Quando todos obedecem esses limites, há mais segurança para todos os usuários da via”.

Ele ainda destaca que a atuação do Ipem-SP é fundamental para garantir que os equipamentos estejam medindo corretamente, oferecendo confiança à população: “a sociedade pode ter certeza de que os radares em funcionamento estão sendo controlados e fiscalizados conforme as normas do Inmetro. Isso é uma garantia de que não há medições incorretas. Os equipamentos aprovados estão devidamente certificados”.

Embora o Ipem-SP receba muitas denúncias em outras áreas, erros em radares são menos comuns, segundo Rogério. Ainda assim, qualquer cidadão pode registrar uma denúncia por meio da Ouvidoria do Ipem-SP. “Se for constatado que um radar está medindo de forma incorreta, ele é imediatamente interditado e a empresa responsável é autuada”, afirma o agente.

Vieira explica que a solicitação para as verificações parte das empresas responsáveis pelos radares, em conjunto com a Polícia Militar Rodoviária. O radar só pode operar legalmente se estiver com o certificado em dia. Caso o prazo expire, ele perde a validade para emitir multas: “uma vez vencido o certificado, o radar não tem legitimidade para autuar. E, se uma denúncia for comprovada, o equipamento é desligado e interditado”, finaliza.

Como funciona?

O radar é um equipamento que detecta objetos a longa distância por meio de ondas eletromagnéticas que conta com antenas emissoras e receptoras de ondas de rádio, que se propagam até atingir o alvo e retornam ao aparelho. A diferença de tempo entre o envio e o retorno da onda permite calcular a distância ou a velocidade do objeto.

A verificação metrológica é feita com uma viatura oficial equipada com um medidor de velocidade de alta precisão, previamente calibrado, conhecido como padrão. Os testes são realizados em cinco velocidades diferentes e os registros fotográficos do radar são comparados com os dados obtidos pelo equipamento do Ipem-SP.

Lavínia Carvalho - programa de estágio