Buscar no Cruzeiro

Buscar

Criminalidade

Roubos e furtos recuam em Sorocaba, mas roubo de cargas aumenta

Cidade acompanha tendência estadual de redução da criminalidade; no entanto, crescimento das ocorrências envolvendo cargas acende alerta das autoridades

01 de Outubro de 2025 às 21:00
Cruzeiro do Sul [email protected]
.
. (Crédito: ARTE: VITOR MORETTI / JCS)

Sorocaba acompanhou a tendência estadual de queda nos índices de criminalidade em agosto e no acumulado de 2025. Dados da Secretaria da Segurança Pública (SSP) mostram que os roubos em geral caíram 31,7% no município, passando de 1.018 registros em 2024 para 695 neste ano. Também houve redução nos roubos de veículos, que caíram de 236 para 191 ocorrências. Na contramão, o roubo de cargas apresentou aumento: foram duas ocorrências em 2024 contra oito em 2025.

Nos crimes sem violência, Sorocaba também registrou melhora. Os furtos em geral passaram de 6.630 para 6.401 casos, enquanto os furtos de veículos recuaram de 1.287 para 1.235. Os números reforçam a tendência de redução da criminalidade patrimonial, embora o crescimento dos roubos de carga acenda alerta.

O delegado Rodrigo Ayres, titular da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Sorocaba, avalia que a queda dos índices é resultado de um conjunto de fatores. “É fruto do trabalho firme da Polícia Civil na investigação, da atuação integrada com as demais forças de segurança, em um relacionamento de parceria e confiança, e também da colaboração da sociedade civil, que exerce papel fundamental nesse processo”, detalha.

Sobre o aumento nos roubos de carga, Ayres destacou que “os crescimentos pontuais já estão sendo monitorados de perto pelos órgãos de segurança pública, em especial pelo Deinter 7, com investigações em andamento para garantir respostas rápidas e eficazes”. E complementa: “Permanecemos unidos no enfrentamento à criminalidade para assegurar cada vez mais segurança à população”.

No interior paulista, os roubos em geral caíram 22,1% entre janeiro e agosto, totalizando 18.489 ocorrências. A mesma tendência de queda foi observada em outros indicadores, como furtos e roubos de veículos, alinhando a região ao resultado do estado como um todo.

Na capital e na Grande São Paulo, foram 94.277 casos de roubos em geral nos oito primeiros meses de 2025, queda de 13% em comparação com o mesmo período do ano passado. No total do estado, foram 112.766 ocorrências, o menor patamar dos últimos 25 anos.

O Estado de São Paulo também registrou redução expressiva em roubos de veículos, com queda de 14,8% no acumulado do ano, e em roubos de carga, que recuaram 27,1%. Além disso, houve diminuição nos furtos em geral, com retração de 2,6% em agosto, e nos furtos de veículos, que alcançaram o terceiro menor índice em 25 anos.

A Secretaria da Segurança Pública não detalha as ocorrências por município em suas divulgações à imprensa, dividindo os 645 municípios paulistas em três áreas: capital e Grande São Paulo, interior e litoral. (Da Redação)